A liga portuguesa entrou na sua fase decisiva, quando faltam disputar sete jornadas. O Benfica já não defronta nenhum dos seus rivais diretos, mas o Sporting ainda vai ter que ir jogar ao Dragão e a Braga (nas duas últimas jornadas). O FC Porto mantém-se atento ao desenrolar das jornadas apesar de estar mais longe do primeiro lugar…
Faltam sete jornadas para o fim do campeonato. No dia 15 de maio já se vai saber o nome do campeão nacional, depois de um campeonato emocionante e com muitos momentos para mais tarde recordar. No topo, sem dúvida, a “guerra” entre Jorge Jesus e o Benfica.
Benfica e Sporting são os grandes candidatos ao título, com o FC Porto a manter uma ténue de chama de esperança…
Benfica
O Benfica chega à 28ª jornada em 1º lugar com mais dois pontos que o Sporting.
E é quem tem, na teoria, o calendário mais fácil: não tem jogos com os rivais diretos (apesar de ir defrontar o Sp. Braga) e vai disputar quatro dos sete jogos restantes em casa.
O único senão – mas que é uma boa notícia para os lados da Luz – é a presença do Benfica na Liga dos Campeões que pode, de alguma forma, condicionar os jogos caseiros. Cabe a Rui Vitória não deixar que os jogadores se descuidem a nível interno.
A partida da primeira-mão realiza-se no dia 5 de abril, em Munique, numa altura em que recebe o Braga, vai a Coimbra (um dos jogos mais difíceis porque a Académica corre riscos de descer) e recebe o V. Setúbal.
O Benfica ainda vai disputar a Taça da Liga, com uma meia-final com o Sp. Braga.
O Benfica termina o campeonato em casa com o Nacional da Madeira.
Sporting
Foi no campeonato que o Sporting apostou e esteve à frente durante várias jornadas.
Mas perdeu um dos jogos mais decisivos da temporada para o Benfica, em Alvalade pela 25ª rodada por 0-1, e a liderança passou a ter um novo dono.
A equipa de Jorge Jesus tem um calendário mais complicado que o Benfica, com uma deslocação ao Dragão, marcado para 30 de abril, na antepenúltima jornada. Depois vai a Braga na última jornada.
FC Porto
Com o campeonato praticamente perdido, o FC Porto vai concentrar-se na final da Taça.
Uma final que vai disputar com o Sporting de Braga, equipa que não conseguiu vencer nesta época (empate em casa e derrota fora).
Na Liga portuguesa, o FC Porto tem mostrado uma irregularidade que já lhe valeu a troca de treinador: Lopetegui saiu para dar lugar a José Peseiro.
Ao todo foram quatro derrotas, três fora de casa e a da recepção ao Arouca, no jogo marcado pela ‘atitude’ de Maicon que deixou os adeptos portistas com os nervos à flor da pele e ditou a sua saída dos azuis e brancos.
Sp. Braga
O Sp. Braga cedo perdeu o comboio da luta pelo título de campeão nacional mas está nos quartos de final da Liga Europa – vai defrontar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia – e os seus jogos podem ser decisivos para o campeonato. Começando já nesta jornada quando o Benfica receber minhotos, naquele que é o jogo mais importante da ronda 28.
Na última jornada recebe o Sporting.