A requalificação urbana da famosa Praça do Toural, Alameda de S.Dâmaso e Rua de Santo António, em Guimarães, é um dos projetos presentes na mostra de arquitetura DEMO:POLIS deste ano, na Akademie der Künste em Berlim.
Sob o tema «O Direito ao Espaço Público», a exposição reúne trabalhos de todo o mundo e decorre de 12 a 29 de março, em Berlim.
O projeto de arquitetura português, coordenado pelo Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e da autoria de Manuel Oliveira, Maria João Cabral e Ana Jotta decorreu na altura da preparação da cidade para Capital Europeia da Cultura em 2012.
MariaManuel Oliveira, emdeclarações à imprensa, relembrou que a requalificação dos espaços da cidade é alvo de reconhecimento a nível internacional, sobretudo graças ao trabalho do arquiteto Fernando Távora na reabilitação do Centro Histórico.
A docente relembra, no entanto, que foram cerca de 30 os arquitetos envolvidos no projeto, e “todos merecem reconhecimento”.
Em Berlim, o projeto servirá de mote ao debate sobre o Espaço Público, e qual o seu propósito e design, nas sociedades contemporâneas.