Investigador português financiado pelo Governo do Canadá para o desenvolvimento de carros elétricos

Data:

Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, João Pedro Trovão está desde novembro de 2014 a dar aulas na Universidade de Sherbrooke, no sul do Quebeque. O cientista e professor universitário vai agora receber um financiamento do governo canadiano ao abrigo de um programa que pretende atrair para aquele país, investigadores de referência mundial.

O financiamento de 500 mil dólares (340 mil euros), por parte do Governo Federal, destina-se ao desenvolvimento de projetos em carros elétricos, disse o investigador à agência Lusa. 

“Esta distinção representa a possibilidade de fazer investigação que me era de todo impossível em Portugal pela falta de financiamento dada a pesquisa em áreas mais conexas com a insonorização de produtos e num domínio em que fiz o meu doutoramento, que é na área de veículos elétricos”, explicou João Pedro Trovão. 

O professor, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, está a lecionar no Canadá desde novembro de 2014, na Universidade de Sherbrooke, no sul do Quebeque. 

João Pedro Trovão vai receber aquela verba, num financiamento de um programa de pesquisa para os seus projetos denominado «Canada Research Chair in Efficient Electric Vehicles with Hybridized Energy Storage Systems», que tem como objetivo “atrair para o Canadá investigadores de referência mundial”, acrescentou. 

Veículos elétricos multi-fontes O investigador revela que o financiamento vai permitir desenvolver trabalhos na área dos veículos elétricos multi-fontes e multi-sistemas de armazenamento de energia no sentido de “maximizar a sua autonomia e potenciar também a utilização da energia verde produzida essencialmente no Quebeque”. 

O também antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou ainda a importância de o Quebeque ser “uma das províncias que produz muito da sua energia a partir de energias renováveis”, nomeadamente a hídrica, tendo um programa para “eletrificação dos transportes bastante intenso”, indo ao encontro deste financiamento. 

Numa carta enviada ao professor João Pedro Trovão, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, felicitou o docente português pelo seu trabalho, revela ainda a Lusa. 

“Este reconhecimento atribuído representa a importância da sua investigação para o futuro do Canadá. É a prova do seu rigor intelectual, do seu compromisso com a excelência na investigação e a influência do seu trabalho no avanço do conhecimento”, referiu Justin Trudeau. O líder liberal frisou ainda o reconhecimento do Governo no papel importante que o “conhecimento científico deve desempenhar na escolha das políticas”. 

“Deve orgulhar-se das ideias inovadoras, um líder no seu campo que está a contribuir para fazer da nossa sociedade melhor”, salientou o primeiro-ministro. A Universidade de Sherbrooke tem vindo a desenvolver trabalhos no campo da investigação de veículos elétricos e tem um centro de estudos ligados a esta temática em parceria com a Bombardier Recreational Products.

Este financiamento será importante para dar continuidade à investigação do docente no Departamento de Engenharia Elétrica da universidade. 

O trabalho de João Pedro Trovão baseia-se no desenvolvimento de sistemas de energia e propulsão de alta eficiência para tornar os veículos elétricos mais eficientes e mais autónomos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.