Operação «Spring Break» decorrre até 28 de março
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começa hoje a segunda fase da operação «Spring Break», que está a realizar nas fronteiras portuguesas desde 14 de março e pretende prevenir e detetar comportamentos de risco por parte dos jovens estudantes que se deslocam nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha, nas tradicionais viagens de finalistas.
As ações, que decorrem até 28 de março, realizam-se nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro). Na primeira fase, que teve lugar entre 14 e 17 de março, militares do Programa Escola Segura “realizam ações de sensibilização junto dos jovens, alertando-os para os comportamentos de riscos associados a estas viagens”, informa uma nota divulgada pelo gabinete de comunicação da GNR.
Na segunda etapa da operação, que se realiza entre hoje e 28 de março, militares dos Comandos Territoriais, com o apoio de membros de investigação criminal, realizam ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres “no sentido de detetar a prática de ilícitos”, nomeadamente a posse de drogas. Em ambas as fases da operação, as ações são realizadas em coordenação com a Guardia Civil de Espanha, conclui a nota.