Exportações de calçado cresceram em 2015

Data:

As exportações portuguesas de calçado cresceram 1 por cento em 2015, o que equivale a um novo máximo histórico: 79 milhões de pares no valor de 1.865 milhões de euros. Os dados são da Associação dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos. De assinalar crescimentos relevantes em mercados como os da Alemanha, Dinamarca, Espanha e Holanda, assim como os recordes de vendas atingidos na Austrália, Canadá, China e Emirados Árabes Unidos. O desempenho nos Estados Unidos da América também é motivo de destaque, para onde o comércio aumentou 48 por cento, em 2015, para 67 milhões de euros. As vendas de calçado português já aumentaram mais de 50 por cento desde 2009. Portugal passou a exportar mais 600 milhões de euros do que há seis anos e alargado as exportações a mais de 20 novos destinos, o que perfaz de 152 países nos cinco continentes. Considerando a fileira do calçado como um todo – artigos de pele, componentes e calçado –, podemos afirmar que, em 2015, foi ultrapassada a barreira dos 2 mil milhões de euros exportados, com as vendas a subirem 1,2 por cento. Quanto aos artigos de pele e marroquinaria, há registo de um aumento de 5,7 por cento nas exportações, para um novo máximo histórico: 150 milhões de euros. Portugal especializou-se na exportação de malas e bolsas, tendo sido assinalado um crescimento de 15 por cento, para os 82 milhões de euros. Os mercados extracomunitários representam, atualmente, 28 por cento do total das exportações do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.