Academia do Bacalhau promoveu grande jantar em Paris

Data:

A Academia do Bacalhau de Paris – ABP é sem dúvida uma das mais dinâmicas. Conta atualmente com cerca de 200 membros/compadres, dos quais grande parte são empresários, quadros superiores ou funcionarios públicos em atividade ou reformados.

A ABP desenvolve um importante papel solidário junto da Comunidade portuguesa em França: recolha de roupas e brinquedos para familias desfavorecidas, realização de desejos de crianças doentes, ajuda em ações de outros organismos de solidariedade (Santa Casa de Misericordia, Santuário de N. Senhora de Fatima de Paris), etc. As ações da ABP não se limitam ao território francês, já que a associação também tem participado em causas de relevante interesse social em Portugal, Moçambique, Madeira, entre outros… A ABP realiza um jantar todos os meses. São essencialmente os lucros gerados por esses jantares que permitem o financiamento das ações caritativas. A ideia de empresas privadas poderem patrocinar jantares da Academia, tomando a cargo todos os custos envolvidos, e permitindo assim à associação angariar a totalidade da comparticipação financeira dos compadres presentes, veio de Vitalino d’Ascensão, Diretor geral da IMPERIO-França e membro da ABP desde a sua criação, em 1998. A IMPERIO é também parceiro oficial da ABP.
Essa excelente ideia foi imediatemente aprovada por Carlos Ferreira, Presidente da ABP. Desta forma a IMPERIO foi assim, muito naturalmente, a primeira empresa patrocinadora dum jantar da ABP. Esse evento, ocasiãomarcante na história da Academia, decorreu no dia 18 de Fevereiro, num quadro prestigioso, na sede do Grupo SMA, accionista da IMPERIO-França desde 2011. O Grupo SMA é um dos mais sólidos grupos seguradores mutualistas franceses, com mais de 155 anos de existência, e uma margem de solvência nove vezes superior à margem requerida pela legislação. Líder mundial nos seguros ligados à construção, o Grupo SMA é bem conhecido dos empresários portugueses em França no setor da construção e obras públicas. A SMA dispõe também de uma grande experiência em todos os ramos de seguros existentes no mercado, Vida, Não Vida, Reforma, etc. O Grupo tem hoje sob gestão, por conta dos seus clientes, um volume de activos superior a 21 Mil Milhões de euros. A SMA comprou a VICTORIA Seguros bem como a seguradora Asefa em Espanha, e tem feito diversos investimentos imobiliários em Portugal.
O Grupo SMA esteve representado por Patrick Bernasconi, Presidente da SMAvie e Presidente da IMPERIO, e por Hubert Rodarie, Diretor geral delegado da SMAvie, responsável pelos investimentos do Grupo e Administrador da IMPERIO. Além dos cargos no Grupo SMA, Patrick Bernasconi é também empresário e, desde há pouco, Presidente do Concelho Económico, Social e Ambiental (terceira Assembleia do Estado Francês). Hubert Rodarie é também Administrador de várias empresas e Economista. Publicou «Dettes et Monnaie de Singe» – éditions Salvator (2011) e «La pente despotique de l’économie mondiale» – éditions Salvator (2015).
A pedido de Carlos Ferreira, Hubert Rodarie fez uma palestra muito apreciada pelos participantes, sobre a situação económica em França e em Portugal, país que Hubert Rodarie conhece bem por ter conduzido lá investimentos do grupo.
Por parte da IMPERIO, além de Vitalino d’Ascensão, Diretor geral, estava Joël Vitte, Director geral delegado, e João Romão, Director comercial. Durante a sua alocução, o Presidente Patrick Bernasconi afirmou a que ponto o Grupo SMA aprecia o dinamismo da IMPERIO e lhe garante todo o apoio e confiança para se poder continuar a desenvolver. A IMPERIO e os seus clientes podem contar com a experiência e a solidez do Grupo, mas a IMPERIO conserva a sua cultura própria que lhe permite ser a seguradora de referência da Comunidade Portuguesa, se bem que alargando a sua atividade à clientela francesa, através de novos canais de distribuição. O Cônsul geral de Portugal em Paris, Antonio Albuquerque Moniz, também fazia parte da mesa da Presidência, bem como a Banque BCP (parceiro histórico da IMPERIO), na pessoa de Jean-Philippe Diehl, Presidente do Diretório e Thierry Alvado, Membro do Diretório. Entre outros membros da administração da associação, estava presente Fernando Lopes, Vice-presidente da ABP e Presidente da Radio Alfa, a radio da Comunidade Portuguesa de Paris e região parisiense. Os restantes participantes (mais de 100 no total) eram habituais compadres e comadres da ABP. O Presidente da ABP, Carlos Ferreira, grande empresário português, agradeceu à SMA e à IMPERIO a realização deste jantar que permitiu recolhar uma importante soma para a associação, para futuras ações de solidariedade Todos apreciaram a bela vista sobre Paris e a Tour Eiffel, do 10° andar do prédio da SMA.
Os rituais da Academia foram devidamente respeitados: boa disposição, prato de bacalhau, cantou-se o hino, respeitaramse os três Gaviões de Penacho e o sino tocou várias vezes para introduzir as diversas alocuções decorridas durante o jantar. A noite acabou com fado, com a atuação de Mónica Cunha, jovem e talentosa fadista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.