Paris vai receber comitiva da Guarda numa ação de diplomacia económica e social

Data:

Há anos que João Pina, nascido na Guarda e radicado em França, onde se iniciou na atividade empresarial com sucesso, promove junto da Instituições de Solidariedade Social da Guarda, Lares, Centros de Dia, uma verdadeira obra altruísta em prol dos outros com especial enfoque nas crianças e idosos. Foi daqui desta cidade, a mais alta de Portugal, forte, fria e formosa, que João Pina, nascido em 1967 na aldeia de Trinta, um dia partiu com tantos milhares de compatriotas rumo a Vilar Formoso, que fica tão próximo, e a França e singrou na vida empresarial.
É hoje o Presidente e Diretor Geral do Grupo Jean Pina, que fundou, e vive com sua esposa Rosa Sanchez e a filha Carla Pina em Triel-sur-Seine. Jamais se esqueceu da “sua Guarda” e das suas gentes e tem pautado a sua vida em atos de solidariedade dignos de realce, quer em França, quer no concelho da Guarda. No dia 14 de dezembro, como este jornal noticiou, ofereceu uma ceia – a «Ceia de Natal para Todos» – e na bonita Quinta de Santo António em Maçainhas reuniu 400 convidados, entre crianças de instituições e idosos de centros de dia e lares.
O objetivo da ação foi simplesmente promover um ato de amor, e lançar um desafio a todos os empresários deste país, principalmente das Comunidades Portuguesas, para retribuir as mais valias geradas no exterior, ou seja, nos países de acolhimento “às nossas terras de origem, de onde um dia partiram sem nada, apenas com um sonho e a esperança de vencermos”, segundo referiu nas suas simples mas emotivas palavras. 
Neste encontro, o primeiro público, onde esteve presente o Secretário de Estado José Luís Carneiro, João Pina perante o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, prometeu que queria uma comitiva empresarial de “guardenses” em Paris

Encontro empresarial da Guarda
Assim dia 15 de março o presidente da Câmara da Guarda parte acompanhado dos empresários da Pastelaria Colmeia da Beira, do Fumeiros da Guarda – que vão levar os enchidos, presunto e queijos da “Portugal Lands” – com compotas, frutos secos, azeite e mel, da Encosta Tour – Viagens e Turismo, da Altitude Business Angels da Guarda – Colaboração na Iniciativa.
Para além do apoio na divulgação da iniciativa do Emigrante/Mundo Português, em França o Grupo “Os Beirões” associa-se ao evento e o Consulado Português em Paris, através do Cônsul-António Moniz, será a “sala de recepção desta comitiva”. Os objetivos desta iniciativa, segundo João Pina são “permitir o intercâmbio comercial e promocional das empresas e acima de tudo promover a região da Guarda”.
Nestes 3 dias de viagem a comitiva portuguesa será recebida e visitará outros empresários, terá uma recepção na Câmara de Paris e acompanhamento dos deputados eleitos pela emigração Carlos Gonçalves e Paulo Pisco.
Do programa constam reuniões, discussões, visitas a empresas e jantares de trabalho, já que da Guarda em França há em lugares de destaque e de grande importância, várias personalidades da Guarda e concelhos como Sabugal, Covilhã, entre outros. O cantor da Guarda, Luís Filipe Reis, será outro dos elementos da comitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.