A Fundação da Juventude fez saber que, até dia 22 de abril, estão abertas as candidaturas para a 24ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores.
É uma oportunidade de ouro para jovens inovadores com gosto pela ciência. A 24º edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é aberta a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades entre os 15 e os 20 anos, desde que tenham um projeto científico que tenha sido concluído antes da entrada na universidade. Criado pela Fundação da Juventude em 1992, o Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores procura promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens e estimular o aparecimento de novos talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.
O Presidente da Fundação da Juventude, Ricardo Carvalho, destaca a importância deste concurso, acrescentando que este se foca na área com maior taxa de empregabilidade e acrescentando que se trata de “uma das fortes apostas da Fundação da Juventude na promoção da ciência e da tecnologia, bem como do espírito empreendedor junto dos jovens estudantes”.
A tarefa de avaliação e consequente seleção dos trabalhos fica a cargo de um Júri, eleito pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que é composto por professores e investigadores com provas dadas nas diversas áreas envolvidas.
Para além destes, o Júri é composto ainda por representantes da Direção Geral da Educação para o Ministério da Educação, Agência para a Energia, Agência Portuguesa do Ambiente e da própria Fundação da Juventude.
Os projectos selecionados estarão presentes na 10ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar entre os dias 30 de maio e 1 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. A lista dos escolhidos será publicada no site do Concurso até meados de maio.