A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu os trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos da Estação de Caminha, localizada na Linha do Minho. O conjunto de painéis é constituído por cerca de 4.200 azulejos, 2.600 divididos por 20 painéis figurativos e 1.600 do tipo padrão, informa IP.
“Os bonitos painéis figurativos que revestem as fachadas exteriores retratam costumes, paisagens, monumentos e atividades típicas da região, foram produzidos na Fábrica Sant ‘Anna (Lisboa) na década de 1930, sendo a pintura da autoria de Gilberto Renda”, lê-se na nota divulgada pela IP.
Entre outros trabalhos, foi feita a etiquetagem, remoção dos azulejos do suporte, picagem e regularização do suporte, colagem de fragmentos, dessalinização, fechamento de juntas e reintegração cromática. “Tratou-se de um investimento de 21 mil euros na conservação e valorização do vasto património arquitetónico a cargo da Infraestruturas de Portugal”, informa a IP.
A Infraestruturas de Portugal gere uma rede com 928 estações, 474 das quais com serviço de passageiros e/ou de mercadorias, que oferecem um conjunto de serviços e de equipamentos em que a acessibilidade, a funcionalidade, o conforto e a segurança são fatores fundamentais.
Infraestruturas de Portugal restaurou painéis de azulejos da estação de Caminha
Data: