Infraestruturas de Portugal restaurou painéis de azulejos da estação de Caminha

Data:

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu os trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos da Estação de Caminha, localizada na Linha do Minho. O conjunto de painéis é constituído por cerca de 4.200 azulejos, 2.600 divididos por 20 painéis figurativos e 1.600 do tipo padrão, informa IP.
“Os bonitos painéis figurativos que revestem as fachadas exteriores retratam costumes, paisagens, monumentos e atividades típicas da região, foram produzidos na Fábrica Sant ‘Anna (Lisboa) na década de 1930, sendo a pintura da autoria de Gilberto Renda”, lê-se na nota divulgada pela IP.
Entre outros trabalhos, foi feita a etiquetagem, remoção dos azulejos do suporte, picagem e regularização do suporte, colagem de fragmentos, dessalinização, fechamento de juntas e reintegração cromática. “Tratou-se de um investimento de 21 mil euros na conservação e valorização do vasto património arquitetónico a cargo da Infraestruturas de Portugal”, informa a IP.
A Infraestruturas de Portugal gere uma rede com 928 estações, 474 das quais com serviço de passageiros e/ou de mercadorias, que oferecem um conjunto de serviços e de equipamentos em que a acessibilidade, a funcionalidade, o conforto e a segurança são fatores fundamentais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.