O Sporting ficou com apenas um ponto de vantagem na liderança da I Liga de futebol, ao empatar a zero em casa do Vitória de Guimarães, ‘deslize’ aproveitado pelo Benfica, que bateu o União da Madeira (2-0).
Os dois jogos que concluíram a 24.ª jornada da I Liga deixaram os dois rivais lisboetas com apenas um ponto de diferença, a seis dias de mais um dérbi em Alvalade, com o FC Porto, que visita Braga na próxima ronda, agora a quatro pontos do topo.
Em Guimarães, o Sporting foi incapaz de levar de vencida o Vitória de Guimarães, apesar das inúmeras oportunidades criadas, por culpa do guarda-redes Miguel Silva e de falta de acerto dos seus jogadores, e nem mesmo jogando com mais um desde os 74 minutos, por expulsão de Josué.
Dos jogadores em risco para o dérbi de sábado, apenas Rúben Semedo ficou impedido de dar o seu contributo, com Slimani a ‘fugir’ ao amarelo que o afastava desse encontro.
Sem perder há nove encontros, mas com seis empates nesse período, o Vitória segue o sétimo posto, com 34 pontos, tendo de desperdiçado a oportunidade de se manter encostado ao Rio Ave, quinto classificado (35).
No Estádio da Luz, Rui Vitória não arriscou e deixou no banco André Almeida e Renato Sanches, ambos em risco de suspensão, e foi o inevitável Jonas a garantir o triunfo sobre o União da Madeira.
Num encontro que se devia ter disputado na véspera, mas foi adiado em virtude de os insulares não terem conseguido viajar, o avançado brasileiro marcou aos 05 e 76 minutos e fez o seu nono ‘bis’ no campeonato – tem também o ‘hat-trick’ -, reforçando o estatuto de melhor marcador.
O União, com quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos, segue na 14.ª posição, com 24 pontos, cinco acima da zona de despromoção.