Fragata D. Francisco de Almeida regressou a Portugal após seis meses em missão da NATO

Data:

A Fragata D. Francisco de Almeida regressou este domingo  a Portugal após seis meses numa missão da NATO, e a chegada da embarcação foi assinalada pelo ministro da Defesa antes de os militares se reunirem com as famílias.

Cerca das 12:30, a fragata chegou à base naval do Alfeite, em Almada, mas antes, na reta final do trajeto, deu-se uma cerimónia a bordo – a que a imprensa teve acesso – com a presença, entre outros, do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Pina Monteiro.

A missão, elogiada pelo governante e pelo CEMGFA, decorreu entre 08 de junho e 18 de dezembro, foi comandada pelo contra-almirante Alberto Silvestre Correia, e envolveu 196 militares portugueses, dos quais 183 da guarnição e 13 de pessoal de apoio.

A Fragata D. Francisco de Almeida participou na missão da NATO Standing Maritime Group One (SNMG1), uma das quatro Forças de Reação Imediata da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, NATO na sigla em inglês).

Esta força garante a manutenção de uma capacidade marítima permanente, para ser empregue em qualquer tipo de cenário onde exista necessidade de intervenção com meios navais.

Nesta missão, a SNMG1 contou com duas a seis unidades ao mesmo tempo mas, durante os exercícios, o comando português chegou a comandar forças com 14 navios, disse à Lusa o porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

A missão consistiu em exercícios nas áreas estratégicas e de interesse para a NATO – mediterrâneo, mar Negro, mar Báltico, mar do Norte e Atlântico Norte.

A fragata portuguesa participou na Operação Active Endeavour incluindo nas áreas leste do Mediterrâneo e em grandes exercícios no Báltico e Mar do Norte e nos dois maiores exercícios do Mar Negro com a Roménia e a Bulgária e com acompanhamento por forças russas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.