Detido pelo SEF identificado como separatista do Punjab

Data:

O jornal indiano Hindustan Times noticiou hoje que o homem detido na sexta-feira, em Portugal, se chama Paramjeet Singh e está ligado a um movimento radical independentista do Punjab, Índia, da região de Kalistan.

Segundo a edição “on-line” Hindustan Times, que cita fontes policiais, Paramjeet Singh, também conhecido por Pamma, é acusado pelas autoridades indianas de estar envolvido em atentados à bomba em 2010 em Patiala e Ambala e de ter sido, em 2009, o cérebro do assassínio do líder do movimento nacionalista hindu, o Rashtriya Sikh Sangat.

Pamma, 42 anos, encontrava-se com a sua família num hotel em Portugal quando foi detido na sexta-feira, no âmbito de um mandado de captura internacional emitido pela Interpol. As autoridades portuguesas não tinham revelado a sua identidade.

Uma organização não-governamental “sikh” no Reino Unido anunciou hoje uma campanha contra a deportação de Portugal para a Índia de Paramjeet Singh, referenciado pela Interpol como “perigoso e violento”.

Na sua página na Internet, o Conselho Sikh do Reino Unido anuncia que está em contacto com a mulher de Pamma, em Portugal, e que tem já uma equipa de advogados a analisar o caso.

Segundo a polícia, Paramjeet Singh Pamma tem cadastro desde 1992, por crimes menores e é apontado como dirigente de grupos que as autoridades da Índia classificam de terroristas.

Após abandonar a Índia em 1994-95, esteve no Paquistão numerosas vezes e tornou-se o principal financiador do movimento Babbar Khalsa International (BKI), considerado um grupo terrorista pela Índia.

Mais tarde, Pamma aliou-se ao chefe do movimento “Tiger Force”, Jagtar Singh Tara, com ligações a grupos armados sediados no Paquistão.

Na sexta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção de um homem, no Algarve, que está referenciado como sendo “perigoso e violento”, executando um mandato de detenção internacional para extradição pela Interpol.

O detido será apresentado na segunda-feira ao Tribunal da Relação de Évora para ser ouvido sobre a extradição pedida pelas autoridades indianas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.