Mau tempo: Igreja de São Roque, Açores, fechada por precaução

Data:

A Igreja de São Roque, em Ponta Delgada, nos Açores, foi encerrada por uma questão de precaução depois de uma derrocada ter afetado parte do adro do templo, construído sobre uma falésia, disse hoje o pároco.

O padre Hélder Cosme explicou à Lusa que “a fachada e o interior do templo não sofreram danos, mas uma parte do muro lateral direito do adro ruiu, levando parte do pavimento”.

Por isso, até os técnicos avaliarem o risco de novas derrocadas, em função do agravamento das condições meteorológicas previstas para quinta e sexta-feira, o adro fica interditado e a utilização da igreja parada por precaução.

Uma nota do Governo Regional, na sequência de uma visita a São Roque efetuada hoje pelo secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, adianta que se registou durante a noite “uma derrocada provocada pela intempérie numa extensão de cerca de dez metros, que afetou parte do adro da igreja”.

Fausto Brito e Abreu adiantou que “a Autoridade Marítima e a Proteção Civil já interditaram parte do adro da igreja, um património importante da ilha que deve ser preservado”.

De acordo com o pároco, o templo deverá receber serviços litúrgicos no sábado e no domingo, mas, caso as autoridades decidam encerrar a igreja, “serão encontradas, na freguesia, outras soluções alternativas para os atos religiosos”, salientando que “o mais importante é salvaguardar a segurança das pessoas e do templo”.

A igreja de São Roque, que apresenta características do Barroco, inclui uma torre sineira e capela anexa, do Santíssimo, enquanto no altar-mor, com retábulo em madeira, está a imagem do padroeiro, São Roque, um santo da Igreja Católica.

As ilhas dos grupos oriental (ilhas de Santa Maria e de São Miguel) e central (São Jorge, Faial, Terceira, Graciosa e Pico) estiveram na segunda-feira sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido às condições atmosféricas adversas.

O mau tempo provocou um morto e a Proteção Civil regional contabilizou 157 incidentes, tendo as operações de socorro envolvido 440 operacionais e 109 viaturas.

Escolas, tribunais e serviços municipais fecharam e mais de 1.600 passageiros ficaram em terra devido ao cancelamento de dezenas de voos.

Já na terça-feira, os dois grupos de ilhas estiveram sob aviso amarelo devido à chuva, trovoada e vento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.