Há mais luso-venezuelanos a pedir a nacionalidade portuguesa

Data:

Consulado em Caracas realizou mais 11 mil atos consulares do que em 2014

Aumentou em 2015, o número de atos realizados no consulado geral de Portugal em Caracas, e estão maioritariamente relacionados com a obtenção de nacionalidade portuguesa, passaportes e cartões do cidadão.
“O número de atos aumentou bastante (entre janeiro e novembro último). Fizemos mais 11 mil atos consulares do que no mesmo período do ano passado. Os que mais se realizaram foram a obtenção da nacionalidade, passaportes e cartões de cidadão”, explicou à agência Lusa, o cônsul geral de Portugal em Caracas,
Segundo Luís Albuquerque Veloso, o total de atos consulares entre janeiro e novembro de 2015 ascendeu a 60 mil. “Há muitas pessoas que agora querem ser (cidadãos) portugueses, finalmente. Ainda bem que se lembraram de que têm pais e avós portugueses e que podem ser portugueses e venezuelanos”, disse o diplomata.
Na Venezuela desde agosto de 2014, Luís Albuquerque Veloso sublinhou que atualmente “a comunidade portuguesa está sempre a querer trabalhar, a exercer as suas atividades com entusiasmo e tem as mesmas preocupações, intenções e ânimo que tinha no ano passado”.
Sobre o funcionamento consular, frisou que os portugueses não precisam fazer fila para ser atendidos no consulado, organismo que antes fechava ao meio-dia para almoço, o que agora não acontece. “Claro que nesse período do almoço o atendimento é mais vagaroso, porque uns vão almoçar e depois os outros”, admitiu.
O responsável considera que os seus antecessores “fizeram um trabalho notável”, ao qual tem procurado dar sequência.
“Fizemos melhoramentos a nível de obras na área de utentes, conseguimos alguns aparelhos novos para fazer passaportes, computadores novos. Também (temos) mais uns funcionários, porque tínhamos perdido, com reformas, dois ou três funcionários”, enumerou o diplomata.
Na distribuição dos funcionários, foram reforçadas as áreas relacionadas com a obtenção de nacionalidade, casamentos, óbitos e nascimentos.
Luís Albuquerque Veloso aproveitou para deixar o apelo aos luso-venezuelanos para se recensearem e participarem ativamente nas eleições portuguesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.