Madeira: Freguesia de São Pedro em festa com bolo de mel de 36 metros de comprimento

Data:

A Junta de Freguesia de São Pedro, no Funchal, promoveu a exposição seguida de partilha de um bolo de mel com 36 metros de comprimento, três vezes maior do que aquele exposto e oferecido em 2014.

Esta iniciativa decorreu na Rua da Carreira, na cidade do Funchal, entre as 14:00 e as 18:00, altura em que foi partido e oferecido, acompanhado por um cálice de vinho Madeira, a quem por lá circular. A festa, com música ambiente, prolongou-se até à noite.

O presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, António Gomes, explicou à agência Lusa que esta iniciativa visou dinamizar a Rua da Carreira e o seu comércio envolvente, sobretudo ao nível da restauração porque “era uma artéria que estava a decair” com o encerramento de vários estabelecimentos.

“A nossa intenção é criar animação a esta rua numa época especial como o Natal, fazê-la recuperar o seu fulgor e mostrar e divulgar uma iguaria tradicional que remonta ao século XVI que é o bolo de mel de acordo com a receita do Convento de Santa Clara, uma instituição franciscana sedeada na freguesia”, disse ainda antes do arranque da iniciativa.

A receita, segundo o autarca, é, no geral, seguida ainda hoje com exceção da utilização da banha de porco que foi gradualmente substituída por manteiga.

“Este bolo de mel foi galardoado com a Medalha de Ouro, a 13 de março, na mostra de doces conventuais de Santarém”, lembrou.

António Gomes destacou o envolvimento de muitos estabelecimentos comerciais, padarias e pastelarias, tendo o bolo crescido dos 8,5 metros do ano passado para os atuais 36 metros, mais 3 do que o inicialmente previsto porque “à última hora apareceram mais umas formas”.

A Junta encomendou formas de 33 por 20 centímetros, num total de 110, onde os bolos foram cozidos e desenformados ao longo da Rua da Carreira.

“É uma iniciativa que está a agradar a todos os comerciantes da Rua da Carreira, que estava relegada ao abandono quando assumi a presidência da freguesia e, agora, vai renascendo como ponto de negócio e de restauração”, sustentou.

O bolo de mel da Madeira remonta ao século XVI, à época áurea do açúcar produzido nos muitos engenhos que então existiam, é uma doçaria obrigatória na época de Natal que, segundo a tradição, deve ser confecionado no dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, conservando-se durante um ano.

Mel, farinha, fermento, erva-doce, canela, cravinho, nozes, amêndoas, vinho da Madeira, laranja, limão e cidra são alguns dos ingredientes que entram na sua composição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.