PACC é um marco português nos EUA há 85 anos

Data:

Em 1930, num simbólico dia 5 de Outubro, um numeroso e animado grupo de portugueses fundou em Yonkers, cidade do estado norte-americano de Nova Iorque, o Clube Social Português, que várias décadas depois, em 1980, seria designado como Portuguese-American Community Center. O PACC mantém-se de portas abertas, sendo um marco e um orgulho da comunidade portuguesa e luso-americana no estado de Nova Iorque.

O Portuguese-American Community Center (PACC), que a 3 de outubro último celebrou o seu 85 aniversário – na presença de cerca de 300 pessoas, num evento que homenageou os membros com mais de 20 anos de contributo ao associativismo em Yonkers – inaugurou oficialmente em dezembro de 1934, a Escola João de Deus, que entretanto já funcionava desde 1933, com levando o ensino do Português a 25 crianças.
A escola mantém até hoje ativo o ensino da Língua e Cultura Portuguesa uma aprendizagem que se mantém até hoje. “Fieis aos princípios estabelecidos aquando da fundação, temos sabido manter uma conduta alheia a partidos políticos ou seitas religiosas, uma conduta verdadeiramente independente, o que nos permite transformar o nosso Centro na casa de todos os portugueses de Yonkers”, sublinha Isabelle Marques, conselheira das Comunidades Portuguesas e membro ativo da instituição.

Um marco em Yonkers
Foi o trabalho voluntário e a dedicação de muitos que permitiu “divulgar para os presentes e para os vindouros, aquilo que a comunidade portuguesa tem feito a partir da década 30, para deixar o nome de Portugal gravado a letras de ouro na cidade de Yonkers”, destaca Isabelle Marques.
O PACC ocupou já várias instalações. Esteve instalado em duas sedes diferentes na New Main Street e em 1966 construíram-se outras instalações na Radford Place. Até surgir o imóvel-sede, entre a Palisade Avenue e Park Avenue, cujas obras custaram cerca de um milhão e meio de dólares e que se apresenta como um marco português em Yonkers, “a dizer a quantos o observem e a quantos o visitem ‘aqui está um pedaço de Portugal, feito por portugueses sem olhar a esforços e canseiras’.  E, realmente, esforços não parecem terem sido regateados para que o sonho se tornasse realidade”, recorda Isabelle Marques.
Os membros do PACC são originários de várias regiões de Portugal, desde o continente às ilhas da Madeira e dos Açores, e ainda de algumas ex-colónias no Ultramar. Uma diversidade que enriquece culturalmente uma instituição que, para além da escola João de Deus, integra ainda o Rancho folclórico Amigos do Minho e, a equipa de futebol  juvenil Portuguese Stars, que conta com 60 crianças.
São inúmeras as atividades que o Portuguese-American Community Center de Yonkers realiza ao longo do ano, entre as quais, eventos de angariação de fundos para obras sociais e de caridade, para organizações como a Cruz Vermelha.
A 25 de outubro, o PACC organizou a 1ª Conferência da Juventude, que teve como público-alvo a comunidade luso-americana do estado de Nova Iorque. Co-organizado pela New York Portuguese-American Leadership Conference, congregou ainda o trabalho de diversas escolas de herança do estado.  A Presidente do PACC foi a anfitriã e Isabelle Coelho-Marques, presidente da Escola João de Deus, coordenou o evento. Os oradores convidados falaram sobre as suas carreiras e trajetórias de vida, e partilharam com a audiência o que é ser-se português na América ou norte-americano de origem lusa.
Desde 2012, o PACC é presidido por Cristina Santos-Marques, a primeira mulher a dirigir os destinos da instituição e que a 3 de outubro recebeu cerca de três centenas de pessoas para celebrarem os 85 anos de atividades.
Entre os convidados de honra, marcaram presença o ‘mayor’ (presidente da camara) de Yonkers, Mike Spano, o presidente do Conselho de Vereadores da cidade, Liam J. McLaughlin, o vereador Michael Sabatino, o Padre Osvaldo Franklin da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Yonkers, o presidente da Portuguese-American Civic Association of the State of New York, Tony Castro e os recentemente eleitos Conselheiros para o Conselho das Comunidades Portuguesas pelo Estado de Nova Iorque, Gabriel Marques e Isabelle Coelho-Marques.

Ana Grácio Pinto

 

Esta notícia foi partilhada na página de Facebook do jornal Mundo Português em www.facebook.com/emigrantemundoportugues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.