Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Data:

Foi a partir de 1992 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu assinalar o dia 3 de Dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e desde então que se luta pela inclusão das pessoas com limitações físicas e mentais. De acordo com os dados da ONU, estima-se que existiam, atualmente, mil milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

“As pessoas com deficiência devem ser capazes de cumprir o seu papel na sociedade e participar em condições de igualdade com os outros. É importante a sociedade concentrar-se na capacidade de um indivíduo e não na sua incapacidade”, pôde ler-se no site da ONU, que destaca os temas de debate para este ano, o 23º em que se luta pela igualdade. São nas áreas dos transportes, emprego e educação que as pessoas com deficiência têm mais dificuldade em conseguir integrar-se e em grande parte isso deve-se ao preconceito enraizado nas sociedades atuais.

Para este ano, traça-se como objetivo aumentar as acessibilidades nas cidades, melhorar os dados e estatísticas sobre a deficiência a nível global e continuar a lutar pela inclusão das pessoas com deficiências invisíveis na sociedade.

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência esta quinta-feira no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com base na temática escolhida para 2015 pela ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.