Morreu o antigo embaixador José César Paulouro das Neves

Data:

O antigo embaixador de Portugal em Moçambique, Madrid, Paris e Roma, morreu este sábado com 78 anos. José César Paulouro das Neves estava muito doente há já dois anos.

O antigo embaixador representou Portugal em postos muito sensíveis e complicados como Maputo, Paris e Roma.

José César Paulouro das Neves nasceu em 1937 no Fundão, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, ingressou em 1965 na carreira diplomática, tendo chefiado embaixadas muito importantes. Estava reformado desde o ano 2002.

Nas palavras de Francisco Seixas da Costa, que também foi embaixador de Portugal em Paris, José César Paulouro foi “um dos mais brilhantes diplomatas portugueses das últimas décadas”. Escreveu também no seu blogue duas ou três coisas que “era, além disso, um grande homem de bem e de caráter” e acrescenta em tons de homenagem pessoal que  “houve dois ou três nomes da carreira diplomática portuguesa das últimas décadas – não mais! – sob cuja orientação gostaria de ter trabalhado, pela certeza antecipada de que, com eles, o que aprenderia me iria ajudar a ser um melhor profissional. José César Paulouro das Neves era um deles”.

Depois de se reformar, Paulouro das Neves foi, entre os anos de 2003 e 2006, consultor da Casa Civil do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e professor catedrático convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2005.

O corpo de José César Paulouro das Neves esteve em câmara ardente a partir das 16h00 de hoje na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral realiza-se amanhã, terça-feira, no cemitério do Alto de São João, às 14h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.