Torre de Belém “veste” as cores francesas

Data:

O monumento nacional “vestiu-se” com as cores francesas – azul, branco e vermelho – numa cerimónia que contou com a presença do presidente da câmara Fernando Medina, do embaixador francês Jean-François Blarel e do líder da comunidade islâmica em Portugal, Abdul Vakil.

“É de lamentar o que está a acontecer. Sempre disse, e continuo a dizer, que isto que eles proclamam de Estado Islâmico não é estado islâmico nenhum, nem é Islão. O Islão prega solidariedade e ser amigo do outro”, afirmou Abdul Vakil.

“Eles não são muçulmanos nenhuns, eles dizem-se muçulmanos e fazem coisas que são contrárias ao islão. Islão é amor ao outro. Deus queira que não haja nenhum ataque. Que Deus nos salve disso e salve todos os portugueses dessas ameaças”, concluiu.

“A melhor forma de nos batermos e lutarmos contra o extremismo e radicalismo é não abdicarmos dos valores fundamentais da civilização ocidental. É também por isso que aqui está Abdul Vakil, para mostrar que o nosso grande valor é o da liberdade, democracia e tolerância e se, em algum momento, nesta batalha contra o extremismo, adbicarmos destes valores, então é porque os nossos inimigos ganharam esta guerra”, afirmou o presidente da autarquia, Fernando Medina.

Também o embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel, assistiu à iniciativa e considerou “muito importantes” todas as formas de solidariedade e a “determinação comum de lutar contra este terrorismo cego”.

A ministra da Cultura, da Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, esteve também presente na cerimónia, e afirmou que o Governo está a acompanhar, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a situação dos portugueses residentes em Paris que possam eventualmente ter sido afetados.

“Esta é uma homenagem simbólica junto a um grande monumento nacional, é um símbolo de Portugal e dos portugueses. Portugal é um país de gente solidária e humanista, que se quer associar às homenagens e lamentar este terrorismo bárbaro”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.