Portugal organiza simulação sísmica a nível europeu

Data:

A Escola Portuguesa de Salvamento vai coordenar no próximo sábado e no domingo, em Valongo, uma simulação de uma situação sísmica que ao longo de 24 horas, sem paragens, vai envolver cerca de 150 operacionais nacionais e internacionais. O exercício terá início às 12:00 de sábado, em vários cenários em simultâneo, destacando situações quer em contexto habitacional, quer hospitalar. 

Este exercício tem como objetivo “treinar” equipas que em situações reais, já que, quando enviadas para cenários de catástrofe, têm de trabalhar em conjunto, logo com protocolos e procedimentos conciliados. É promovido anualmente pela Associação Europeia de Equipas Voluntárias de Proteção Civil (EVOLSAR) e roda por vários países. Ao todo vão estar envolvidas equipas de dez países, num total de cerca de 150 operacionais, uma centena deles portugueses.

 Tal como Portugal, países europeus como Itália, Malta, Inglaterra, Grécia, Hungria, Sérvia e Espanha já confirmaram presença, aos quais se junta os Estados Unidos da América. Durante as 24 horas as equipas não vão parar, sendo rendidas no terreno. O exercício inclui, aliás, um acampamento que segue as normas internacionais com dormida em tenda e refeição volante.

 Esta é a primeira vez que Portugal coordena um exercício da EVOLSAR, a associação internacional que representa as equipas voluntárias de intervenção em catástrofes que conta com apoios da União Europeia, continente onde concentra cerca de 90% das suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.