Covilhete: “um ícone gastronómico” da cidade transmontana de Vila Real

Data:

Chama-se Covilhete e é “um ícone gastronómico” da cidade transmontana de Vila Real. Esta iguaria consiste numa espécie de empada feita com massa folhada e recheada com carne de vaca. É sem dúvida um elemento importante do património gastronómico de Vila Real, que tem como objectivo “promover e divulgar esta iguaria impar”. 

A certificação do covilhete já foi lançada, no entanto, prevê-se um processo longo e complexo para se chegar ao objectivo final. O seu nome está associado à pequena forma de barro preto de Bisalhães em que iam ao forno.

Se possível for, existe a pretensão de, no futuro, alavancar à boleia do covilhete, outros produtos regionais como o vinho e o barro de Bisalhães. Segundo as palavras do presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, este produto já é conhecido a nível regional, mas salientou que é preciso divulgá-lo a nível nacional e internacional. Isto irá certamente contribuir para divulgar a cidade, e atrair novos turistas, já que é o salgado que mais se vende em Vila Real. Há turistas que visitam as pastelarias da cidade de propósito para provar o covilhete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.