Portugal que chega à Sérvia sem Cristiano Ronaldo, Tiago, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, despede-se domingo da fase de qualificação para o Euro2016 de futebol, com um duelo entre duas seleções com tudo resolvido no Grupo I.
Em Belgrado, com o apuramento e o primeiro lugar do agrupamento garantido, a seleção portuguesa vai ‘cumprir calendário’ frente a uma formação sérvia que cedo ficou arredada da possibilidade de marcar presença em França no próximo ano.
Mesmo assim, Portugal terá a oportunidade de alcançar a sua primeira vitória na capital sérvia e o sétimo triunfo consecutivo no Grupo I, mas terá que o conseguir com um ‘onze’ que estará longe da habitual, face às baixas já confirmadas.
Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram dispensados logo após o triunfo de quinta-feira sobre a Dinamarca (1-0), que selou o apuramento luso para o Euro2016, enquanto Fábio Coentrão saiu dos eleitos sexta-feira, devido a lesão.
Para fazer face a estas quatro baixas, Fernando Santos chamou apenas dois jogadores, o avançado Rui Fonte, jogador do Sporting de Braga, que já trabalhou com a seleção, mas nunca somou qualquer internacionalização, e o defesa lateral Ricardo, que atua no Nice e é uma estreia absoluta.
Portugal lidera o Grupo I, com 18 pontos, mais seis do que a Dinamarca, segundo classificado, e mais sete face à Albânia, terceira, que pode alcançar o apuramento direto caso vença na Arménia, em partida agendada também para domingo.
Na despedida, a seleção portuguesa defronta este domingo a Sérvia, no Estádio FK Partizan, em Belgrado, num duelo agendado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa).