Cruz Vermelha Internacional lança campanha a apelar à proteção dos refugiados

Data:

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lança hoje uma campanha global, apelando às pessoas em geral, comunidades, decisores, comentadores e líderes a todos os níveis “para que façam o possível para apoiar as pessoas vulneráveis em movimento”.

A campanha «Proteger a Humanidade, Acabar com a Indiferença» visa promover a solidariedade e empatia” para com essas pessoas vulneráveis nos seus países de origem e nos pontos de trânsito e de destino, e apelar à sua proteção”, informa um comunicado divulgado hoje.
Entre outas ações, aquela organização mundial apela à visita ao site www.ifrc.org/protecthumanity para a assinatura de uma petição online que apela ao tratamento humano das pessoas vulneráveis em movimento. Os subscritores também podem partilhar os seus pensamentos sobre a questão usando a hashtag #ProtectHumanity. A petição será apresentada na 32.ª Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a realizar em Genebra no próximo mês de dezembro.
“Fomos todos tocados por angustiantes cenas ao longo de toda a Europa, recordando-nos dos desafios e dos múltiplos perigos que enfrentam os migrantes ao longo das suas viagens,” disse o Secretário-Geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, citado no comunicado.
Mas Elhadj As Sy sublinha que também foram visíveis “poderosas manifestações de humanidade por parte de indivíduos e comunidades locais”, e lança o repto para que “este choque seja uma inspiração para agir e se juntar” à campanha da Cruz Vermelha Internacional. “Ajude-nos a reafirmar que cada pessoa, independentemente do seu estatuto jurídico, tem o direito à segurança e dignidade”, pede.
Nas últimas semanas, voluntários e funcionários da Cruz Vermelha em Itália, Grécia, Sérvia, na antiga República Jugoslava da Macedónia, Hungria, Áustria e Alemanha forneceram apoio a dezenas de milhares de migrantes vulneráveis, tratando-os com dignidade que todos os seres merecem. Elhadj As Sy sublinhou que a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho “estão presentes em todos os países”, nas docas onde os resgatados no mar chegam a terra, em estações de comboios, fronteiras em toda a Europa, e “à beira da estrada para fornecer alimentos, água e proteção”.

Cruz Vermelha Portuguesa integra campanha
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) associou-se à campanha «Proteger a Humanidade, Acabar com a Indiferença» e tem trabalhado em estreita colaboração com entidades e organizações responsáveis pelo acolhimento e integração de refugiados através de atividades como o Restabelecimento dos Laços Familiares entre outras. “No âmbito da sua cooperação internacional na área do Restabelecimento dos Laços Familiares, a CVP apoiou os refugiados que fogem do conflito do Iémen e que procuraram proteção e acolhimento em países vizinhos como o Djibouti. No terreno a CVP, em colaboração com o Comité Internacional da Cruz Vermelha, apoiou o Crescente Vermelho do Djibouti que forneceu chamadas telefónicas no porto de Djibouti aquando da chegada ao país, bem como aos refugiados que foram instalados no campo de refugiados de Markazi e num orfanato no norte do país em Obok”, informa ainda o comunicado.
Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha, mais de 300 mil pessoas chegaram à Europa por mar este ano, enquanto um número estimado de 2.500 ter-se-á afogado tentando fazer a viagem. De acordo com as Nações Unidas, quase 60 milhões de pessoas foram deslocadas à força em 2015, e dezenas de milhões deixaram as suas casas em busca de oportunidades económicas para si e suas famílias, e em busca de dignidade e paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.