Papa Francisco reitera intenção de visitar Portugal em 2017

Data:

O papa Francisco reiterou esta segunda-feira a intenção de visitar Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima, numa entrevista à Rádio Renascença em que afirma que o país é “privilegiado por ter o Santuário de Fátima”.

“Em Portugal só estive uma vez há muitos anos, a caminho de Roma, num avião que fez escala em Lisboa. Tenho vontade de ir a Portugal para o centenário, mas em 2017 também se cumprem os 300 anos do encontro da imagem da Virgem Aparecida, por isso também estou com vontade de lá ir e prometi lá ir”, afirmou o Sumo Pontífice na entrevista hoje divulgada pela Rádio Renascença.

O papa Francisco disse ser mais fácil deslocar-se a Portugal do que ao Brasil, justificando que se trata de um país onde se pode ir e voltar no mesmo dia “ou tirar um dia e meio ou dois para ir ter com a Virgem”.

“A Virgem é mãe, é muito mãe e a sua presença acompanha o povo de Deus. Por isso, gostaria de ir a Portugal, que é privilegiado”, declarou.

Na entrevista, o papa Francisco revelou duas preocupações para expor aos bispos portugueses, relativamente aos jovens e à catequese.

“Os jovens são mais informais, têm o seu próprio ritmo, há que deixá-los crescer e acompanhá-los com prudência, saber escutá-los muito. Um jovem é inquieto, não quer que o incomodem. Por vezes não se entendem, estão a crescer, é preciso deixá-los crescer, acompanhá-los, respeitá-los e falar com eles muito paternalmente, é um desafio”, disse.

Questionado sobre como os portugueses se podem preparar para a sua visita – o quarto papa a visitar Portugal, depois de uma visita de Paulo VI, três de João Paulo II e outra de Bento XVI -, Francisco respondeu: “rezando”.

“O que a Virgem pede é que rezemos, cuidemos da família. Não pede coisas estranhas, pede que rezemos por aqueles que andam desorientados, pelos que se dizem pecadores. Todos o somos, eu sou o primeiro”, afirmou.

No sábado passado, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, revelou à agência Ecclesia que o secretário de Estado do Vaticano vai presidir à peregrinação internacional aniversária de outubro de 2016 ao Santuário de Fátima para preparar a visita do papa em maio do ano seguinte.

“Tínhamos feito o convite e ele ter-se-á aconselhado com o papa, que lhe terá dito ‘vais abrir o caminho, ele vai como precursor’”, declarou António Marto, em Roma, no final da visita “ad limina”.

Segundo António Marto, o cardeal Pietro Parolín, número dois da hierarquia da igreja católica, disse nunca ter visitado o santuário português.

A visita “ad limina” é aquela cada bispo diocesano deve fazer a Roma, de cinco em cinco anos, e durante a qual apresenta ao papa o relatório sobre o estado da respetiva diocese e da igreja no seu país.

No encontro dos bispos portugueses com o papa, na semana passada, Francisco expressou novamente a vontade de se deslocar a Fátima em 2017.

O centenário das ‘aparições’ de 1917 na Cova da Iria e a relevância do Santuário de Fátima foram temas que marcaram a visita “ad limina” que decorreu na semana passada, na qual vários prefeitos das congregações do Vaticano sublinharam a sua importância, acrescentou António Marto.

O papa Francisco confirmou, no dia 25 de abril deste ano, ao bispo de Leiria-Fátima, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, data em se assinala o centenário das ‘aparições’ na Cova da Iria, revelou a diocese portuguesa.

Numa informação enviada à agência Lusa naquela data, a diocese anunciou que, em audiência privada, em Roma, o papa Francisco confirmou a António Marto que, “‘se Deus [lhe] der vida e saúde’, quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das ‘aparições’ de Fátima”.

“Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirmou de forma explícita o desejo de ir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção”, destacou a diocese.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.