Formas da viola de Amarante inspiraram novo projeto de Cristina Rodrigues

Data:

Executada por artesãos de Amarante, cada viola amarantina demora cerca de 60 horas a ser desenhada.

«A Gaiola», o mais recente projeto artístico de Cristina Rodrigues inspira-se nas formas femininas da viola amarantina, instrumento que, no ateliê da artista, em Amarante, funciona como tela para os desenhos que dão corpo a um universo feminino. “Vi as guitarras como mulheres e cada guitarra tem um nome de mulher. Algumas já foram batizadas”, contou à agência Lusa, referindo-se ao projeto que comporta 25 guitarras.
A artista plástica portuense, que trabalha num ateliê disponibilizado pela Câmara no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, revelou ainda que, quando o trabalho for concluído, o conjunto de instrumentos musicais vai ficar suspenso a partir do teto com correntes e com fitas de cetim.
As violas vão integrar um roteiro de exposições no Brasil, a partir de setembro, e depois regressam a Amarante.
A artista deslocou-se para Amarante para trabalhar o têxtil com as tecedeiras de Fridão. “Fizemos duas peças, uma está patente no Reino Unido e outra no Mosteiro de Alcobaça”, assinalou, enquanto elogiava o trabalho das tecedeiras. Entretanto, encantou-se pela viola amarantina, “por toda a simbologia que acarreta”. À Lusa, explicou que está a desenhar à mão, com caneta azul-cobalto, sobre as violas, lacadas a branco, “histórias contemporâneas e inspiradas na vida”.
Cada viola amarantina, executada por artesãos de Amarante, demora cerca de 60 horas a ser desenhada, em tons subtis de azul, ora abstratos ora de formas clássicas, sob inspiração da artista.
Cristina Rodrigues tem a sua atividade artística sediada em Manchester, na Inglaterra, há seis anos, e foi naquela cidade que construiu um percurso académico e artístico internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.