As próximas eleições legislativas realizam-se a 4 de outubro, anunciou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, um dia depois de ter ouvido os partidos com assento parlamentar.
“Nos termos da Constituição e da lei, e depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República, decidi marcar para o dia 4 de outubro a realização das próximas eleições legislativas”, disse Cavaco Silva numa declaração ao país.
Sublinhando que todas as eleições são importantes, mas que o próximo ato eleitoral “é particularmente importante para o futuro de Portugal”, o chefe de Estado recordou que os portugueses irão ser chamados a eleger os deputados à Assembleia da República e “a escolher, de entre as propostas apresentadas pelas diferentes forças políticas, aquelas que melhor respondam aos complexos desafios que o país enfrenta”.
“Das eleições para a Assembleia da República dependerá também a formação do novo Governo, não sendo admissíveis soluções governativas construídas à margem do parlamento, dos resultados eleitorais e dos partidos políticos”, acrescentou.