“Merecemos também nós, todos nós, uma salva de palmas”

Data:

Estugarda foi a cidade escolhida para ser o palco oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Alemanha. A festa contou com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e do Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio. Música, muita animação, comida e bebida tipicamente portuguesas foram os restantes ingredientes…

A Câmara Municipal de Estugarda, no passado dia 12 de Junho, recebeu a Cerimónia Oficial das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Alemanha, tendo o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, José Carlos Reis Arsénio, dado início à cerimónia com as habituais boas vindas a todos os presentes.
A festividade contou com a presença especial do Burgomestre da cidade, Werner Wölfle, que também aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos aqueles que se deslocaram ao local para celebrar este dia.
Também estiveram presentes o Secretário de Estado Parlamentar da Justiça e Defesa do Consumidor e Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Alemanha – Portugal, Christian Lange, o Vice-Ministro para a Integração do Estado de Baden-Württemberg, Wolf-Dietrich Hammann, e os deputados Carlos Gonçalves e Paulo Pisco.
José Cesário também discursou, tendo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas feito uma homenagem ao Presidente da Associação Luso-Alemã (DPG), Harald Heinke.
Após os discursos de boas-vindas os alunos do ensino de Português na Alemanha executaram de forma exemplar os hinos nacionais de Portugal e da Alemanha.
Depois Luís de Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na Alemanha, discursou e começou por referir ser especial dirigir-se às autoridades do País onde exerce funções e a todos os compatriotas que vivem e trabalham no contexto das Comemorações do Dia de Portugal.
O diplomata referiu ser com “com grande satisfação e a consciência do dever cumprido que olho para os últimos três anos em que foi absolutamente crucial contribuir na Alemanha, perante a opinião pública e o Governo Federal, para a credibilização internacional do esforço que os Portugueses fizeram para, de uma forma exemplar, cumprir com grande sucesso as exigências do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro”, acrescentando que foram criadas “as bases que permitem que hoje em Portugal se viva uma situação económica mais promissora”.
Neste ponto, Luís de Almeida Sampaio, fez questão de referir que não ignora “que o caminho está longe de estar integralmente percorrido e que a tarefa de recolocar as Finanças e a Economia de Portugal em convergência com as mais desenvolvidas economias Europeias é um trabalho constante e que exigirá de qualquer Governo Português muita determinação, perseverança e coragem” elogiando o esforço e sacrifício de todos os portugueses “nesta fase difícil da vida nacional que estamos a ultrapassar com sucesso”.
Depois de enaltecer o papel da Alemanha neste processo, lembrou que é mais uma prova “da amizade da Alemanha por Portugal”. “Com efeito, a Alemanha esteve na primeira linha dos nossos amigos e na primeira linha daqueles que sempre acreditaram que Portugal iria vencer” acrescentou.
O discurso do embaixador português não terminou sem o agradecimento especial a toda a comunidade portuguesa na Alemanha pedindo mesmo uma salva de palmas a todos os portugueses que preservam a imagem de Portugal na Alemanha.
Luís de Almeida Sampaio enalteceu ainda o facto de o dia 10 de Junho evocar aquele que é considerado o maior poeta português.
E aproveitou para contar que “é sempre motivo de respeito e admiração para todos os nossos amigos alemães quando lhes dizemos que a data do Dia Nacional de Portugal não celebra nem uma vitória militar, nem outro feito heroico equivalente, nem um grande Tratado, ou o fim de uma guerra, mas comemora apenas a morte de um poeta. É muito da alma portuguesa que assim se resume”.
“Escolhemos, por consenso profundamente embrenhado na nossa psicologia colectiva, honrar um poeta, o nosso maior poeta, e assim celebrar a nossa história e a nossa cultura” acrescentou.
“Também por isto, por tudo o que esta escolha significa, temos razão para nos sentir orgulhosos e atrevo-me a dizer que merecemos também nós, todos nós, uma salva de palmas” finalizou.
Após os diversos discursos, o Cônsul-Geral de Portugal de Estugarda apresentou o espetáculo do Grupo musical Rumos Ensemble que executou a peça audiovisual “Tocando Portugal”, com pequenos depoimentos acerca de algumas regiões de Portugal, dados por caras conhecidas pelos portugueses como, António Victorino D’Almeida, Rosa Mota, Janita Salomé, entre outros.
Depois do espetáculo os presentes dirigiram-se a outra sala, junto ao Panoramafester da câmara municipal de Estugarda, onde foram recebidos com uma prova de vinhos e iguarias portuguesas.
Em seguida José Cesário, Secretário das Comunidades Portuguesas e o embaixador Luís de Almeida Sampaio, entregaram as bolsas e respetivos diplomas aos estudantes portugueses premiados pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas: Nicolás Brunotte Sampaio e Castro, Diana Ângela Cunha Teixeira e Laura Fonseca Moreira.
A festa do Dia de Portugal continuou numa das praças mais movimentadas de Estugarda, onde se pode assistir ao melhor de Portugal onde não faltou a sardinha assada, a típica cerveja portuguesa e os espetáculos de vários artistas e grupos associativos portugueses na Alemanha que se deslocaram até ao evento com diferentes apresentações desde grupos de folclore, fanfarra, hip-hop, fado com o grupo Pimenta, baile e música com duo Oasis & Juanita, uma tuna helvética, Elvis Presley Show com Leno Marques, além do cantor Lorenzo.
Presença especial de algumas participantes do concurso Miss da Comunidade Portuguesa na Alemanha com oito jovens portuguesas – Catarina Pereira, Ari Ana, Flávia Pereira, Melissa Gonçalves, Flávia Ribeiro, Raquel, Gisela Salgado e a princesa júnior Celine – a concorrerem a Miss Portugal Estugarda 2015.
Ari Ana foi coroada Miss, tendo Flávia Ribeiro ficado em segundo lugar e Catarina Pereira em terceiro.
Na manhã de domingo, foi celebrada uma missa em português pela Missão Católica de Estugarda na Igreja St.Laurentius, seguindo-se um convívio entre todos os presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.