Remunerações afetadas pela desvalorização do euro vão ser corrigidas

Data:

As remunerações e os abonos pagos a docentes, trabalhadores do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Agência para o Investimento e Comércio Externo e do Turismo de Portugal no estrangeiro, vão ter um fator de correção. A novidade foi publicada no Diário da República de 4 de junho e visa compensar o impacto negativo da desvalorização do euro, correspondendo a uma decisão do Conselho de Ministros de 14 de maio.  “O mecanismo extraordinário de correção cambial” é aplicado “sempre que a variação da taxa de câmbio média euro/moeda local seja maior ou igual a 5%, tendo como período de referência o valor médio do último trimestre de 2014, comparado com o valor médio do primeiro trimestre de 2015”.
O factor de correção aplica-se a uma trintena de países, variando de 12%, no caso de Cuba, a 5%, que se aplica a África do Sul, Singapura, Moçambique, Irão e Peru. A questão motivou a convocação de uma greve em maio, por parte dos sindicatos representantes dos professores do Ensino de Português no Estrangeiro. Em 14 de maio, o Governo anunciou a aprovação pelo Conselho de Ministros de um mecanismo extraordinário de correção cambial às remunerações e abonos dos trabalhadores das diferentes carreiras do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em funções nos serviços periféricos externos, e aos coordenadores, adjuntos de coordenação e docentes integrados na rede do EPE.
Na ocasião, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, afirmou que, através deste mecanismo, professores e outras categorias de funcionários do Estado português verão “os respetivos salários e abonos atualizados com efeitos a janeiro”, de acordo com os níveis de degradação cambial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.