Testemunhos populares e objetos etnográficos serão usado na criação da peça
O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, está a recolher material para a criação da próxima produção teatral que será centrada na temática cada emigração para França.
Nesse sentido, a direção tem estado a pedir apoio a quem possa contribuir com testemunhos e objetos entre outros aspetos.
“O próximo espetáculo terá como base os emigrantes portugueses que, na segunda metade do século XX ‘saltaram’ ilegalmente fronteiras à busca de uma vida melhor”, revela Frédéric da Cruz Pires, diretor do Leirena Teatro, acrescentando que a companhia de teatro está a recolher histórias e informações de pessoas que foram de salto à fronteira para França para a realização de uma nova peça.
A produção deverá estrear em junho ou julho e utilizará “como indutores de experimentação e criação dramatúrgica e cénica os testemunhos populares, objetos etnográficos, músicas e poetas, escritores e cantores portugueses que se inspiraram na temática do assalto à fronteira e à imigração portuguesa”, explica Frédéric da Cruz Pires. “Este tema expõe uma problemática atual e pertinente sobre a imigração que obriga a reflexão por parte de quem assiste”, destaca o diretor.
Nesse sentido, está a pedir a todos os que queiram dar o seu contributo testemunhal ou etnográfico, para contatarem o grupo através do endereço eletrónico geral@leirenateatro.pt ou do telefone +351 911989754
Depois da sua exibição em Leiria, a Companhia pretende levar esta peça teatral em digressão por Portugal e também por Espanha e França.