O filme «No Divã», do realizador português Miguel Costa, foi nomeado para ‘Best Producer of a Foreign Language Film’ (Melhor Filme em Língua Estrangeira), no Madrid International Film Festival, que irá decorrer na primeira semana de Julho. O curta-metragem vai ainda estar presente no Short Film Corner, do Festival de Cannes, que se realiza este mês naquela cidade francesa.
Com duração de 25 minutos, e guião original do próprio Miguel Costa, «No Divã» conta no seu elenco com atores de relevo, tais como Paulo Pires e André Gago, bem como com a participação especial de António Victorino D’almeida, numa cena rodada no salão nobre do Palácio Marquês da Fronteira.
«No Diva» conta a história de um psicólogo, o Dr. Rodrigo, um homem bem na vida, que começa a receber visitas de uma paciente misteriosa, que mantém o seu anonimato ao longo das sessões. Esta conta-lhe a sua história, recebendo em troca os conselhos, mas com o decorrer das consultas, o psicólogo vai-se envolvendo cada vez mais no universo intrigante e atraente da sua paciente, revelando mesmo grande atração pela figura que nunca viu – pois todas as consultas são dadas com o Dr. Rodrigo virado para a janela e de costas para a sua paciente, uma imposição da mesma.
As filmagens decorreram essencialmente na Casa do Passal, antiga casa do Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, e nos jardins, biblioteca, salão nobre, hall e fachada do Palácio Marquês da Fronteira, em Benfica.
Curta-metragem português exibido nos festivais de Madrid e de Cannes
Data: