O FC Porto repôs o atraso de três pontos para o líder e campeão Benfica, ao vencer o Gil Vicente, e assegurou o segundo lugar da I Liga de futebol, beneficiando do empate do Sporting no Estoril.
Depois de o Benfica ter goleado em casa o Penafiel, por 4-0, os ‘dragões’ necessitavam de pontuar para evitar a conquista antecipada do bicampeonato por parte das ‘águias’ e levaram de vencida o ‘aflito’ Gil Vicente, por 2-0.
O colombiano Jackson Martinez, aos 12 minutos, na sequência de uma grande penalidade desperdiçada por Ricardo Quaresma, e aos 86, assinou o seus 19.º e 20.ºs golos na competição, isolando-se do benfiquista Jonas na lista de melhores marcadores, e o único dos ‘azuis e brancos’, que somam agora 78 pontos.
O FC Porto ficou assim fora do alcance do Sporting, que vai terminar o campeonato na terceira posição, depois do empate a um golo dos ‘leões’ na visita ao Estoril-Praia. Sebá deu vantagem aos anfitriões, aos 25 minutos, mas Ewerton, aos 55, empatou para os ‘verde e brancos’
Apesar da derrota no Estádio do Dragão, numa ronda que consumou a descida do lanterna-vermelha Penafiel, o Gil Vicente, 17.º e penúltimo classificado, ainda continua na luta pela permanência, com 23 pontos, menos três do que o Vitória de Setúbal, que foi perder ao terreno do Moreirense, por 3-1, e menos cinco do que o Arouca, que empatou 0-0 na receção ao Boavista.
Esta ‘luta’ vai ser animada na próxima ronda, quando setubalenses e arouquenses se defrontarem no Estádio do Bonfim e o Gil Vicente visitar o Penafiel.
No entanto, a 32.ª e antepenúltima jornada fica completa na segunda-feira, quando o Vitória de Guimarães, que já assegurou a presença na Liga Europa, vai tentar garantir o quinto lugar e aproximar-se do rival Sporting de Braga, na visita ao Nacional.
Os vimaranenses, que já asseguraram a presença na Liga Europa, procuram capitalizar a derrota dos bracarenses na receção ao Marítimo por 3-1, no sábado, para ficarem a dois pontos do quarto lugar.
Os empates entre Rio Ave e Paços de Ferreira e do Belenenses na visita à Académica, ambos no sábado, permitiram este avanço ao Vitória de Guimarães, mas também possibilitam que o Nacional ainda ambicione com um lugar europeu.
Em caso de vitória, a formação madeirense, 10.ª classificada com 40 pontos, pode igualar os vila-condenses no oitavo lugar e ficar a apenas um de pacenses e lisboetas.