UBI em projeto para incorporar cortiça no interior dos aviões

Data:

O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior está a desenvolver novas soluções na construção do interior dos aviões, entre as quais, a utilização de cortiça. O projeto ‘DesAIR’, que reúne um consórcio de empresas e instituições de investigação, pretende criar matérias sustentáveis.

O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI) integra o consórcio do projeto ‘DesAIR’ que desenvolve novas soluções na construção do interior dos aviões, entre as quais está o uso da cortiça.
Apresentado em abril deste ano na feira alemã Aircraft Interiors, o ‘DesAIR’ é um projeto para o desenvolvimento “de novas soluções de compósitos de alto desempenho para interiores aeronáuticos, integrando materiais naturais e processos de fabrico específicos”, explica uma nota divulgada pela UBI.
Naquela feira foi apresentada uma solução com recurso à cortiça que é um material renovável e 100 por cento reciclável. A solução é um produto completo que proporciona “um bom isolamento acústico, térmico e vibrático, impermeabilidade e reciclabilidade”. Os materiais resultantes do projeto foram integrados num protótipo demonstrador de uma galley para um jato executivo, revela a inda a instituição de ensino portuguesa.
As soluções do ‘DesAIR’ têm uma ampla gama de aplicações em interiores de um avião, tais como galleys, monumentos, pisos e painéis laterais e apresentam vantagens já que “as soluções atualmente utilizadas, tais como fibras reforçadas com uma matriz polimérica termoendurecível, têm vários problemas em termos de sustentabilidade”, acrescenta a UBI.
O trabalho de investigação da universidade portuguesa centra-se no desenvolvimento de uma configuração do núcleo de cortiça com características otimizadas. “De modo a encontrar uma solução otimizada para a configuração geométrica do núcleo em termos de desempenho mecânico, térmico e vibrático, foi realizado um conjunto de ensaios experimentais em várias amostras e confrontados com simulações numéricas, através de códigos de elementos finitos”, explica a nota.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento em Engenharia Aeronáutica pelo Mestre Filipe Couceiro Potes, sob a orientação dos Professores José Miguel Silva e Pedro Gamboa. O projeto DesAIR foi desenvolvido por um consórcio de empresas e instituições de investigação: Amorim Cork Composites, Almadesign, INEGI e UBI – Universidade da Beira Interior.
O DesAIR é co-financiado pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). É um projeto demonstrador com foco no desenvolvimento de soluções estruturais em compósito para o setor aeronáutico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.