Livros da semana

Data:

Isaías Teles lançou «De Bragança a Macau»
O livro «De Bragança a Macau», de Isaías Teles, presidente da Direção do Núcleo de Oeiras/Cascais da Liga dos Combatentes, retrata a história verídica de um soldado português, que conta em primeira mão as aventuras na Guerra Colonial, na Guiné, Moçambique e Angola. Segue-se a descoberta de um Portugal “novo” no pós-25 de Abril, o ‘Verão Quente’ e a estabilidade democrática. Com o fim do Império, regressa, mais de 20 anos depois, aos países independentes africanos, em diferentes missões, descobrindo novas realidades, em especial na forma de viver e sentir dos povos das antigas colónias.
Mais tarde, numa viagem ao Oriente, descobre Goa, Malaca e Macau, e narra o testemunho de marcos simbólicos da presença portuguesa naquelas longínquas paragens, onde os naturais mais idosos continuam a ter Portugal no coração. A obra foi publicada em parceria com o ‘Programa Fim do Império’, uma iniciativa da Liga dos Combatentes, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Comissão Portuguesa de História Militar.
Isaías Teles nasceu em Bragança, em 1946. Em 1966 concluiu o curso da Academia Militar, em 1984 o Curso Geral de Comando e Estado-Maior e em 1994 o Curso de Auditor de Defesa Nacional. Cumpriu três comissões no Ultramar: na Guiné (1967); em Moçambique (1970-1972); em Angola (1973-1975). Em 1989 integrou a Polícia de Segurança Pública, tendo sido promovido a superintendente em 1994. Foi ainda diretor de Segurança do primeiro-ministro (1990-1991) e de assessor do secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Combatentes (2002-2004).
É condecorado com as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª Classes; Defesa Nacional de 2ª Classe; Comemorativa das Campanhas de África; Ouro de Comportamento Exemplar; Medalha das Nações Unidas. É comendador da Ordem do Rio Branco, do Brasil.

«O Homem que Falava com as Flores» é o novo livro de Manuel Carvalho
«O Homem que falava com as Flores» é o mais recente livro de Manuel Carvalho, e gira em torno da história de um mirandês, professor de lhéngua mirandesa, que emigra para Montreal atraído pelos olhos azuis de uma jovem conterrânea. “Quase sem se aperceber disso,  foi-se deixando envolver, começou a criar inesperadas raízes, a desenvolver novas pertenças que gradualmente se foram entrelaçando, em sutil combinação, com os atavismos e as forças telúricas que lhe moldaram a alma”, lê-se na contra capa do livro.
Manuel Carvalho nasceu em Cicouro, Miranda do Douro. Passou por Colares e Batalha e viveu grande parte da juventude nos Outeiros da Gândara dos Olivais, nos arredores de Leiria. Fez a guerra colonial em Angola e em 1980 chegou a Montreal, Canadá.  Colabora com diversos jornais e revistas em Portugal e na diáspora e é coordenador da revista on-line «Satúrnia-Letras e Estudos Luso-Canadianos».

Óscar Lopes edita a segunda edição do «Dicionário Jurídico Português-Francês»
Da autoria de Óscar Aires Lopes, foi recentemente lançada a segunda edição do «Dicionário Jurídico Português-Francês». “Agora significativamente atualizado, este dicionário jurídico tem merecido uma particular e reconhecida atenção por parte de quantos, por motivos vários, têm necessidade de recorrer profissionalmente a um instrumento fiável na tradução de matérias do domínio não apenas jurídico, mas também político, económico e financeiro”, explica o autor.
Exaustiva em entradas, enquadramentos e exemplos, a obra é prolífica em terminologia das ordens jurídicas – neste caso portuguesa e francesa – e corresponde “com o maior rigor possível à requerida comunicação irrepreensível das instituições”, acrescenta Óscar Lopes.
Entretanto, e tratando-se de um dicionário que articula duas línguas, o projeto ficaria incompleto se depois da versão Português-Francês não fosse ponderada a versão Francês-Português. O propósito que o autor prevê cumprir a curto prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.