23 livros raros para ver até 22 de junho na Biblioteca Municipal
Vinte e três livros raros e com 500 anos vão estar em exposição na Biblioteca de Vila Real até 22 de junho, revelando uma história de sobrevivência ao tempo e até a incêndios. São livros contemporâneos do reinado de D. Manuel I (1495-1521), o rei que atribuiu o foral a Vila Real há 500 anos e remontam aos primórdios da tipografia. “Estamos a falar de obras muito no princípio do livro. Gutenberg tinha inventado o processo de impressão poucos anos antes”, afirmou hoje à agência Lusa o diretor da Biblioteca Municipal de Vila Real, Vítor Nogueira.
A exposição, que se realiza no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do foral a Vila Real, dá a conhecer 23 publicações escritas em latim, a maior parte delas de teologia, mas também falam de filosofia e até de teatro, que foram impressas em países como a França ou Itália, onde se desenvolvia a passos largos o processo de impressão. “São livros raros que vão ser mostrados pela primeira vez em conjunto”, acrescentou o responsável.
Os livros pertenciam aos antigos conventos de São Francisco e de São Domingos, cujas ordens religiosas masculinas foram extintas em 1834. “Houve então necessidade de encontrar uma solução para as bibliotecas ricas dos conventos e foi, nessa altura, que o Estado decidiu avançar com um primeiro conjunto de bibliotecas públicas, entre as quais se encontrava a de Vila Real”, explicou Vítor Nogueira, salientando que estas obras estão “entre as coisas mais antigas que Vila Real tem”.
Em 1839, esta biblioteca foi instalada no antigo convento de São Francisco e 10 anos depois as obras foram retiradas poucos dias antes de o edifício ser destruído por um incêndio. Mais tarde, numa altura em que a biblioteca estava instalada no que é agora a câmara municipal, um outro incêndio afetou parte do edifício e os livros foram retirados à pressa para serem guardados numa loja do mercado, que estava em fase de construção. Alguns estavam mal acondicionados e até apanharam água. Agora são os técnicos do Serviço de Conservação e Restauro da Biblioteca Municipal quem restaura estas obras que estão à guarda do fundo antigo desta instituição. “Mexemos com muito cuidado. Hidratamos as encadernações, restauramos e consolidamos o miolo dos livros, o papel, intervimos com papel japonês, protegemos com cartolinas e papel inerte”, sublinhou Vítor Nogueira.
Com quase 100 mil livros, a biblioteca de Vila Real guarda cerca de 10 mil obras no fundo antigo e possui 40 mil publicações nos documentos reservados. Para restauro estão neste momento cerca de quatro mil livros.
Exposição de livros raros
Até 22 de junho
Biblioteca Municipal de Vila Real
Rua Madame Brouillard, 5000
Segunda a sexta: das 9h30 às 23h00
Sábados: das 9h30 às 12h30 e 14h às 18h