Bióloga de Aveiro recebe galardão da Fundação Yves Rocher

Data:

O projeto «Biodiversidade para Todos», realizado na Mata do Buçaco pela bióloga da Universidade de Aveiro (UA) Milene Matos, é o vencedor do Prémio Internacional Terre de Femmes, instituído pela Fundação Yves Rocher. O trabalho de Milene Matos conquistou pela primeira vez para Portugal um galardão que este ano colocou a concurso outros seis projetos de seis mulheres da França, de Marrocos, da Suíça, da Alemanha, da Ucrânia e da Rússia. Vencedora nacional do prémio Terre de Femmes, atribuído a 3 de março, Milene Matos recebeu o prémio a 2 de abril, em Paris, durante a cerimónia internacional da Yves Rocher. O trabalho arrecadou também o Prémio do Público, atribuído por votação online.
“Se é verdade que dediquei muitas horas, anos, ao trabalho no Buçaco, não é menos verdade que este prémio o devo aos portugueses. O apoio de amigos, colegas e mesmo perfeitos desconhecidos foi indescritível, desde o primeiro dia das votações”, agradeceu Milene Matos vitoriosa entre milhares de votos distribuídos pelas vencedoras dos prémios nacionais de sete países, no caso do Prémio do Público Terre des Femmes. No entanto, a bióloga da UA mereceu também a distinção atribuída pelo júri.
Milene Matos tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Buçaco onde a conservação da biodiversidade local tem sido o principal enfoque do seu trabalho. O projeto «Biodiversidade para Todos» tem como objetivo “usar o património natural, histórico e cultural inigualável da Mata Nacional do Buçaco como veículo para a construção de um serviço educativo com funções pedagógicas, mas também sociais e de promoção e proteção da biodiversidade”.
Milene Matos revela que os prémios do público, que lhe valerá 5 mil euros, e os 10 mil euros do prémio Internacional, vão ser devolvidos ao próprio público. “Desta feita, não sob a forma de valores naturais ou serviços dos ecossistemas, mas de uma forma mais imediata. Tenho um plano, que verei se posso por em prática, de criar verdadeiras ‘novas oportunidades’ formativas e educativas, a quem se envolva também no projeto e no espírito de solidariedade que o reveste”, aponta a investigadora do Departamento de Biologia da UA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.