O Sporting venceu hoje o Boavista, por 2-1, em jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, e ‘abriu’ para 10 pontos a vantagem que detém no terceiro lugar para o Sporting de Braga (quarto).
A formação dos ‘leões’ não enjeitou a ocasião para deixar o Sporting de Braga, que na sexta-feira perdeu com o Vitória de Guimarães (5.º), por 1-0, ainda mais longe, apesar da réplica dada pelo Boavista, em Alvalade.
O Sporting chegou à vantagem com um golo de Adrien Silva (1-0), no primeiro minuto, mas o Boavista reagiu e empatou por Zé Manel (1-1), aos 07, trazendo à memória imagens de clássicos de outros tempos.
Para complicar ainda mais a missão do Sporting, que não conseguia desatar a igualdade, Tobias Figueiredo foi expulso aos 45+2 minutos, deixando os ‘leões’ com menos um elemento em toda a segunda parte.
A chave da conquista dos três pontos por parte do Sporting, frente a um Boavista que sentiu que também podia pontuar em Alvalade, esteve uma vez mais com o argelino Slimani, que marcou aos 66 minutos.
Com a questão do título a decidir-se entre o líder Benfica e o FC Porto, separados por três pontos e com encontro marcado para a próxima ronda na Luz, a luta ponto a ponto pelos lugares europeus, permanência e despromoção ganha corpo.
Paços de Ferreira, sem os lesionados Manuel José e Rodigo Galo, e o moralizado Moreirense, pelo triunfo alcançado na ultima ronda frente ao Vitória de Guimarães, empataram sem golos, num jogo muito tático e quase sem oportunidades.
Com esta divisão de pontos, o Paços de Ferreira segurou o sétimo lugar, agora com 39 pontos, ganhando apenas um ao Belenenses, sexto, com 42, que foi derrotado em casa pelo Benfica (2-0), enquanto o Moreirense é 10.º, com 36.
O Estoril-Praia venceu na visita ao Vitória de Setúbal, por 2-1, depois de ter estado a perder por 1-0 ao intervalo, somando o segundo triunfo consecutivo após vencer na última ronda o Paços de Ferreira.
O triunfo estorilista, com golos de Kléber (1-1), aos 46 minutos, e de Sebá (1-2), aos 58, complica ainda mais as contas da permanência à equipa sadina, que ainda abriu o marcador por Suk (1-0), aos 36, numa partida em que escassearam as oportunidades.
O Arouca regressou às vitórias em casa do lanterna-vermelha Penafiel, com um triunfo por 2-0, com golos de Hugo Basto e Roberto, e conquistou três importantes pontos na luta pela manutenção.
O Penafiel, por outro lado, está cada vez mais último e vê assim a possibilidade de se manter na I Liga bastante comprometida, estando a sete pontos da zona virtual de manutenção.
Em Barcelos, o Gil Vicente, penúltimo classificado, atrasou-se na ‘luta’ pela permanência ao empatar 0-0 na receção ao Rio Ave, que também se atrasou na ‘corrida’ a um lugar europeu.
Gil Vicente e Rio Ave ‘anularam-se’, tendo a formação anfitriã ficado ainda mais ‘aflita’ no 17.º lugar, com 19 pontos, a cinco do Vitória de Setúbal, que ocupa o primeiro lugar a salvo da descida, apesar de os vila-condenses também terem desaproveitado o desaire do Belenenses e permanecerem no oitavo posto, com 38.
A 29.ª jornada da I Liga encerra segunda-feira com o dérbi insular entre o Marítimo e o Nacional, equipas separados por um ponto no miolo da tabela classificativa.