Óbito/Silva Lopes: Ramalho Eanes lembrou “fonte de inspiração”

Data:

O ex-presidente da República António Ramalho Eanes considerou hoje o economista Silva Lopes, que morreu na quinta-feira, como uma “fonte de inspiração e referência de patriótica ação”.

Numa nota enviada à agência Lusa, o antigo chefe de Estado recordou ter “conhecido bem” Silva Lopes “através da sua múltipla, diversificada e excelente ação, sempre ética, desenvolvida com empenho, humanismo e tocante humildade”.

José da Silva Lopes, que foi ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal (BdP), entre 1975 e 1980, morreu na quinta-feira, aos 82 anos.

Ramalho Eanes comentou que as qualidades do economista foram praticadas na “docência, no trabalho político e cívico, no governo eficaz e rigoroso de grandes organizações (como o Banco de Portugal, o Montepio e o Fundo Monetário Internacional)”.

“Conhecia-o muito bem, ainda, como pai e avô extremoso, e como amigo sempre leal, disponível e desinteressado”, lê-se na mensagem do antigo chefe de Estado.

Para Ramalho Eanes, o economista fez da sua vida um “dever de patriótica resposta a todos os apelos públicos, exercido com exigência de pessoal e acrescido saber e dedicação”.

Ministro das Finanças, governador do Banco de Portugal, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), representante de Portugal junto do Banco Mundial ou presidente do Conselho Económico e Social foram alguns dos cargos desempenhados por Silva Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.