O vereador lusodescendente Frank Monteiro, da câmara de Cambridge, no sul do Canadá, diz-se preocupado com a falta de profissionais especializados em áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento da cidade. “Necessitamos de certas especialidades, mas da maneira como está, com as dificuldades criadas pelo Governo federal, é complicado. Temos a dificuldade de trazer para Cambridge certas profissões como soldadores. Em algumas zonas do Canadá há o excesso de trabalhadores, aqui há em menos quantidade”, disse Frank Monteiro à agência Lusa.
O vereador de 62 anos, eleito a 27 de outubro para um segundo mandato pelo Bairro (Ward) 7, disse ainda que uma empresa de Lisboa ligada à importação e exportação entrou em contato com a autarquia com o objetivo de “operar no mercado canadiano”.
Sobre a comunidade portuguesa em Cambridge, Frank Monteiro, filho de emigrantes provenientes de Santa Maria (Açores), manifestou-se muito orgulhoso porque os pais “incentivam os filhos a estudar”, e hoje há lusodescendentes em profissões como “médicos, advogados” e outras áreas relevantes.
Este antigo sargento chefe da Polícia Regional de Waterloo referiu que entre os projetos prioritários no Bairro (Ward) 7 está a construção de 400 novas habitações, prevendo-se uma segunda fase em que serão construídas mais 600 e um centro comercial. Este investimento, disse, resulta de uma evolução na atividade da região, que antes se baseava sobretudo na agricultura.
Sobre o seu futuro político, o lusodescendente referiu que algumas pessoas têm-no incentivado a candidatar-se a presidente da Câmara de Cambridge, nas próximas eleições, em 2018, mas acrescentou que a decisão sobre uma eventual candidatura só será tomada no final do atual mandato. “Já tenho 62 anos, fiz a minha carreira profissional na polícia, durante 35 anos. Se me candidatar tenho de ponderar, pois normalmente tiro férias três vezes por ano, vou a Portugal todos os anos”, disse.
E manifestou-se otimista: Tenho grandes hipóteses de vencer, pois as pessoas daqui gostam de mim”. Cambridge é uma cidade canadiana localizada no sul da província do Ontário com cerca de 140 mil habitantes, dos quais cerca de 40 mil são portugueses e lusodescendentes.
Vereador português alerta para falta de profissionais especializados em Cambridge
Data: