O Presidente da República encontrou-se ao início da manhã de hoje com um grupo de 23 CEO’s de empresas e fundos de investimento franceses. Entre os empresários presentes estavam os portugueses Carlos Tavares, presidente do conselho directivo da Peugeot, e Armando Pereira, um dos fundadores da Altice, empresa que recentemente adquirir a PT SGPS.
De Aníbal Cavaco Silva os responsáveis das empresas – a maioria das quais já presente em Portugal – ouviram o convite a investirem ou a ampliarem os investimentos num país onde “a estabilidade política e económica” e uma mão de obra “altamente qualificada e flexível” são fatores de atração.
O Chefe de Estado sublinhou a importância da troca de informações para o reforço das relações comerciais entre os dois países e disse que a França é actualmente o segundo parceiro comercial de Portugal, sem deixar de sublinhar que “a comunidade portuguesa participa fortemente na economia francesa”.
Sobre o actual investimento francês no país, recordou que há mais de 600 empresas com actividade empresarial em várias regiões, responsáveis pela existência de “dezenas de milhares de postos de trabalho” e que contribuem para as exportações nacionais.
A melhoria da competitividade económica, o controle do défice e o aumento das exportações foram alguns dos pontos referidos pelo Cavaco Silva como prova de que o país está a sair da crise económica. Como prioridades para a continuação do crescimento económico do pais, referiu a flexibilidade do mercado de trabalho, o reforço fiscal, a criação de empregos e a simplificação da justiça económica.
No seu apelo ao investimento em Portugal, o Presidente da República falou ainda na expansão do setor tecnológico e nas mais valias da extensa zona marítima exclusiva portuguesa para o desenvolvimento dos sectores económicos relacionais com o mar.
A finalizar agradeceu “a confiança na economia portuguesa” demonstrada pelos empresários presentes, pelo facto de já investirem no país. “Sejam benvindos a Portugal”, completou.
Presidente da República convida empresários franceses a investirem em Portugal
Data: