Presidente da República inicia hoje visita a Paris e encontra-se com a comunidade portuguesa

Data:

O presidente da República inicia hoje uma visita de dois dias a Paris, que se inicia com uma visita oficial à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e encerra com um encontro com o seu homólogo, François Hollande.

Pelo meio, Aníbal Cavaco Silva terá ainda uma reunião com empresários e investidores franceses e dará uma receção à comunidade portuguesa, com a presença de dirigentes associativos, empresários e luso-eleitos.

A deslocação que tem por objectivo o estreitamento das relações entre Portugal e França, país onde residem mais de 1,1 milhão de portugueses  e lusodescendentes – fonte da Presidência da República informou que os números das inscrições consulares pontam para 1.122.564, dos quais 779.800 na região de Paris.

A deslocação inicia-se na manhã de hoje na sede da OCDE, naquela que é a primeira visita oficial de um chefe de estado português àquela organização. Cavaco Silva encontra-se com o secretário-geral da organização, Angel Gurría, participa num seminário com peritos da organização e discursa para os membros do Conselho da OCDE, num debate que vai centrar-se em temas da actualidade.

Fonte da Presidência da República referiu que esta visita oficial tem em conta não apenas a importância que a organização tem vindo a adquirir, mas ainda o estreitamento das suas relações com Portugal.

O primeiro dia da deslocação encerra com um encontro co  representantes da comunidade portuguesa em França, país que acolhe o maior número de portugueses a residir fora do território nacional. Entre os presentes, estarão políticos lusodescendentes, empresários, líderes associativos e de outras instituições, numa receção que terá ainda a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e dos deputados pela Emigração Carlos Gonçalves (PSD) e Paulo Pisco (PS).

No dia 17, o Presidente da República terá um pequeno-almoço de trabalho com cerca de duas dezenas de empresários e investidores franceses. Segundo a mesma fonte da Presidência da República, entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de empresas com a Altice (telecomunicações),  a Altran (tecnologias), a Ardian (fundo de investimentos) e a Peugeot (indústria automóvel), cujo CEO é o português Carlos Tavares. Estarão ainda presentes representantes de outros setores da erconomia francesa, como banca, aeronáutica, tratamento de resíduos, química e distribuição de vinhos.

Sobre esta reunião, a fonte da Presidência da República destacou que Portugal é visto pelo Governo francês como um dos melhores países para se investir.

Ainda na manhã de terça-feira, Cavaco Silva visita a delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, naquela que será a primeira visita de um Presidente português à nova sede da instituição. À sua espera, o Chefe de Estado terá portugueses ligados às áreas cultural e cientifica em Paris.
A fechar a agenda, Cavaco Silva reúne-se de tarde, no Palácio do Eliseu, com o presidente da República francês, François Hollande. Este será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado e irá centrar-se em assuntosda agenda bilateral e internacional, segundo a mesma fonte da Presidência.
Nesta deslocação a França o Chefe de Estado será acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.