O presidente da República inicia hoje uma visita de dois dias a Paris, que se inicia com uma visita oficial à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e encerra com um encontro com o seu homólogo, François Hollande.
Pelo meio, Aníbal Cavaco Silva terá ainda uma reunião com empresários e investidores franceses e dará uma receção à comunidade portuguesa, com a presença de dirigentes associativos, empresários e luso-eleitos.
A deslocação que tem por objectivo o estreitamento das relações entre Portugal e França, país onde residem mais de 1,1 milhão de portugueses e lusodescendentes – fonte da Presidência da República informou que os números das inscrições consulares pontam para 1.122.564, dos quais 779.800 na região de Paris.
A deslocação inicia-se na manhã de hoje na sede da OCDE, naquela que é a primeira visita oficial de um chefe de estado português àquela organização. Cavaco Silva encontra-se com o secretário-geral da organização, Angel Gurría, participa num seminário com peritos da organização e discursa para os membros do Conselho da OCDE, num debate que vai centrar-se em temas da actualidade.
Fonte da Presidência da República referiu que esta visita oficial tem em conta não apenas a importância que a organização tem vindo a adquirir, mas ainda o estreitamento das suas relações com Portugal.
O primeiro dia da deslocação encerra com um encontro co representantes da comunidade portuguesa em França, país que acolhe o maior número de portugueses a residir fora do território nacional. Entre os presentes, estarão políticos lusodescendentes, empresários, líderes associativos e de outras instituições, numa receção que terá ainda a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e dos deputados pela Emigração Carlos Gonçalves (PSD) e Paulo Pisco (PS).
No dia 17, o Presidente da República terá um pequeno-almoço de trabalho com cerca de duas dezenas de empresários e investidores franceses. Segundo a mesma fonte da Presidência da República, entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de empresas com a Altice (telecomunicações), a Altran (tecnologias), a Ardian (fundo de investimentos) e a Peugeot (indústria automóvel), cujo CEO é o português Carlos Tavares. Estarão ainda presentes representantes de outros setores da erconomia francesa, como banca, aeronáutica, tratamento de resíduos, química e distribuição de vinhos.
Sobre esta reunião, a fonte da Presidência da República destacou que Portugal é visto pelo Governo francês como um dos melhores países para se investir.
Ainda na manhã de terça-feira, Cavaco Silva visita a delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, naquela que será a primeira visita de um Presidente português à nova sede da instituição. À sua espera, o Chefe de Estado terá portugueses ligados às áreas cultural e cientifica em Paris.
A fechar a agenda, Cavaco Silva reúne-se de tarde, no Palácio do Eliseu, com o presidente da República francês, François Hollande. Este será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado e irá centrar-se em assuntosda agenda bilateral e internacional, segundo a mesma fonte da Presidência.
Nesta deslocação a França o Chefe de Estado será acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.