A seleção portuguesa conquistou hoje quatros medalhas, incluindo uma de ouro, no primeiro dia do 7.º Campeonato da Europa de atletismo em pista coberta para atletas com deficiência intelectual, que decorre até domingo em São Petersburgo, na Rússia.
No pentatlo, Lenine Cunha arrecadou a medalha de ouro, com um total de 2.841 pontos, e no salto em comprimento obteve o bronze, com a marca de 6,55 metros, a sua melhor esta temporada.
No salto em comprimento feminino, Érica Gomes conquistou a medalha de prata com 5,00 metros e alcançou novo recorde nacional. Na mesma prova, Maria Graça Fernandes fez a sexta melhor marca, com 3,83 metros.
Cristiano Pereira, nos 1.500 metros, obteve a quarta medalha do dia para Portugal, terminando a prova no terceiro lugar e arrecadando o bronze com 4.03,53 minutos. José Azevedo foi quinto, com o tempo de 4.10,53.
Sem acesso às medalhas ficaram Ana Ramos, que foi quarta classificada no pentatlo feminino, e Ana Filipe, que também terminou os 1.500 metros na quarta posição.
Após o primeiro dia de competição, Portugal lidera a classificação coletiva por nações no setor masculino, com 16 pontos, mais quatro que a Rússia e França, quem seguem ambos na segunda posição. No setor feminino, a seleção lusa ocupa o terceiro lugar, a três pontos da França, que comanda.
O evento em São Petersburgo conta com a presença de 150 atletas de 10 países: Portugal, Espanha, Estónia, França, Holanda, Itália, República Checa, Suécia, Turquia e Rússia.
Há dois anos, em Istambul, Portugal revalidou os títulos coletivos de masculinos e femininos e conquistou um total de oito medalhas de ouro, dez de prata e cinco de bronze.