Portugueses vão manifestar-se contra atendimento no consulado de Portugal em Londres

Data:

Manifestantes vão juntar-se junto ao posto consular no dia 28 deste mês.

A alegada degradação do atendimento do consulado geral de Portugal em Londres motivou a organização de uma manifestação junto ao posto consular, marcada para o dia 28 de fevereiro para exigir melhores serviços, disse à agência Lusa um dos organizadores.
“Os problemas existem há muito tempo, mas nos últimos dois anos chegaram 100 mil portugueses [ao Reino Unido] e só agora é que são confrontadas com a situação”, afirmou Paulo Costa, membro do grupo Migrantes Unidos.
O reduzido número de funcionários, 14, é um diagnóstico feito há vários anos por membros do Governo e por políticos do PSD e oposição, referiu, porém, que o aumento do número de utentes tem exposto a falta de recursos.
Apesar de o consulado atender diariamente uma média de 300 pessoas e realizar mensalmente uma média de 4.000 atos consulares, a marcação de um atendimento para a renovação de documentos de identificação pode implicar a espera de pelo menos dois meses. No próprio dia, às vezes é necessário esperar várias horas para além daquela determinada e o horário de expediente não é suficiente para receber todos os utentes com marcação, refere a Lusa.
No final de janeiro, a falta de recursos foi evidenciada quando a ausência de quatro funcionários por doença causou um episódio de rutura, tendo sido necessária a intervenção da polícia britânica para manter a ordem. Este tipo de ocorrências é frequente, confirmaram fontes do consulado à Lusa, bem como os pedidos do livro de reclamações.
Referindo o crescente número de queixas, Paulo Costa considerou que “o estado emocional da comunidade” justifica a organização de um protesto, que servirá também para colocar pressão nos políticos numa altura em que faltam oito meses para as eleições legislativas. “Queremos mobilizar as pessoas e chamar a atenção das autoridades para tentar por as coisas a mexer”, afirmou.
A realização da manifestação num sábado à tarde, quando o consulado está encerrado, visa tentar atrair portugueses que trabalham durante a semana e pessoas que residam fora de Londres. Os organizadores querem obter o máximo de assinaturas para juntar a uma carta aberta que pretendem entregar mais tarde à cônsul-geral, Joana Gaspar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.