O treinador espanhol Julen Lopetegui defende que “só com duas grandes exibições” o FC Porto ultrapassará o Basileia nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.
“Seja contra quem for, queremos ser protagonistas. Parece-me lógico, normal. Eles têm uma série de coisas fortes, são muito completos e sabem claramente como atacar e defender. Vamos também tentar ser fiéis à nossa forma de sentir o jogo e contrariá-los. Conhecemo-nos mutuamente e sabemos que só com duas grandes exibições podemos superar o Basileia. Dois grandes jogos se quisermos passar, não tenho nenhuma dúvida”, frisou.
Na antevisão ao desafio de quarta-feira, na Suíça, o técnico espanhol destacou o potencial do Basileia “como equipa”, que classificou de “muito completa em todos os aspetos”.
Lopetegui assume que “a eliminatória vai ser muito equilibrada”, pelo que entende que “cada detalhe é importante” frente a um rival “muito bem orientado” por Paulo Sousa.
“Não sei se é a favor ou não (para o Basileia) ele ser português. Mas é claro que está a fazer um magnífico trabalho, muito organizado. É uma equipa que já mostrou identidade no apuramento perante rivais potentes, importantes. Fez coisas importantes para sabermos que falamos de uma boa equipa. E tem experiência internacional, pois os seus jogadores têm mais jogos do que os nossos na Europa”, destacou.
Lopetegui descartou, por isso, qualquer tipo de favoritismo – “nem é real, nem relevante, sê-lo-á quem fizer melhor em campo” -, defendendo, inclusivamente, que o Basileia teve dois meses para preparar a eliminatória, face à paragem do campeonato helvético.
“Trabalharam, jogaram, fizerem amigáveis. Estão mais fortes, certamente”, comentou.
O Basileia recebe o FC Porto às 19:45 (horas de Lisboa) desta quarta-feira, em desafio da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que será arbitrado pelo inglês Mark Clattenburg.