O livro «Praia-Mar», do ilustrador português Bernardo Carvalho, figura entre os 100 melhores álbuns ilustrados para jovens e crianças dos últimos cem anos, segundo uma seleção do investigador inglês Martin Salisbury.
As 100 obras eleitas vão ser publicadas num livro a editar em abril pela editora inglesa Laurence King Publishing. O livro vai reúne mais de 400 ilustrações e textos sobre os álbuns ilustrados (‘picture books’) escolhidos. A seleção dos «Cem melhores livros ilustrados do mundo para crianças», de Martin Salisbury, começa em 1910, com «O livro inclinado», de Peter Newell, e termina em 2014, com «Zoom Zoom Zoom», de Katherina Manolessou.
De acordo com a editora portuguesa Planeta Tangerina, «Praia-Mar» surge selecionado como um dos livros representativos da última década. Sem texto e ilustrado por Bernardo Carvalho, é um livro de grande formato que retrata vários momentos e situações numa ida à praia no verão – nadar, estar ao sol, ler, contemplar o mar, caminhar, apanhar conchas e peixes. Feito em tons de azul, branco e rosa, «Praia-Mar» foi integrado no Plano Nacional de Leitura. Finalista do CJ Picture Book Festival, da Coreia do Sul, ainda distinguido nos prémios de edição LER/Booktailors.
Bernardo Carvalho, ilustrador e designer gráfico, é um dos fundadores da Planeta Tangerina, sendo autor ou ilustrador de quase 20 livros para crianças e jovens. «Pê de pai», «As duas estradas», «Depressa, devagar» e «O mundo num segundo» são outros livros com a assinatura de Bernardo Carvalho, que foram distinguidos em Portugal e no estrangeiro. Ilustrador e pintor, Martin Salisbury é diretor do Centro de Estudos de Literatura para a infância, no Reino Unido, e autor de vários livros, entre os quais o guia teórico «Illustrating Children’s Books», de 2004.