Centro português de investigação expõe obras sobre a luz em Veneza

Data:

A unidade de investigação Vidro e Cerâmica para as Artes (Vicarte), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa concebeu e organiza uma exposição em Veneza com obras de 15 artistas portugueses e estrangeiros, que será inaugura a 8 de fevereiro.

A interação entre a luz e o vidro, analisada de um ponto de vista artístico e científico, é o tema da exposição «Within light/Inside glass. An intersection between art and science», organizada pela unidade de investigação sobre a luz e o vidro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O projeto é coordenado por António Pires de Matos, Isabel Silveira Godinho e Andreia Ruivo, membros da Vidro e Cerâmica para as Artes (Vicarte), instalada no campus daquela faculdade, na Caparica.
A exposição, com trabalhos inéditos, terá lugar no Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, em Veneza, neste ano que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz.
Foram convidados pelas curadoras Rosa Barovier Mentasti e Francesca Giubilei, 15 artistas de vários países que desenvolveram obras sob o tema da luz e do vidro, a expor nas salas da antiga biblioteca do Palazzo Loredan. “Os trabalhos apresentados exploram a influência recíproca entre a luz e o vidro de um ponto de vista formal e conceptual”, explica um comunicado divulgada à imprensa pela Vicarte.
Partindo de materiais como néon ou luz natural, vidro de borosilicato para micro ou macro esculturas e utilizando técnicas antigas de Murano ou novas tecnologias, fotografia, pintura e desenho, transparência e luminescência, Teresa Almeida, Mika Aoki, Enrico Tommaso De Paris, Armanda Duarte, Veronica Green, Alan Jaras, Anna-Lea Kopperi, Richard Meitner, Éric Michel, Diogo Navarro, Fernando Quintas, Silvano Rubino, Elisabeth Scherffig, Cesare Toffolo and Robert Wiley criaram obras de arte que vão iluminar os espaços do Istituto Veneto.
 “A luz entendida como uma entidade física com a dualidade partícula-onda, ou como uma entidade sagrada e transcendente, foi sempre central para a nossa capacidade de compreender a realidade nos seus aspetos mais concretos e também espirituais”, destaca o comunicado da organização, referindo ainda que “a luz e indiretamente a visão, desde sempre fascinaram filósofos, físicos e artistas”.
A Vicarte é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Esta unidade de investigação liga o presente com o passado, desenvolvendo novos materiais para o vidro e cerâmica e para a arte contemporânea. Adicionalmente, práticas de produção tradicionais e históricas são re-investigadas e novas propostas teóricas e práticas para a arte estão a ser estudadas.
O Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti é uma Academia com o objetivo de desenvolver e difundir ciências, humanidades e arte, e promover e apoiar diretamente investigação científica e colabora com academias, universidades, escolas de estudos avançados e centros de investigação tanto na Itália como em outros países.
«Within light / Inside glass. An intersection between art and science»
8 fevereiro a 19 abril
Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti
S. Marco 2945  Palazzo Loredan
Todos os dias da semana, exceto sábado, das 9h às 12h45 e das 13h30 às 17h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.