O antigo congressista Richard Pombo, fundador do Portuguese Caucus da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi nomeado diretor da Organização Nacional de Luso-Americanos (NOPA, na sigla inglesa).
“A NOPA tem orgulho em anunciar a nomeação de Richard Pombo como um dos nossos diretores. A função de Richard Pombo será a de supervisionar e fortalecer os esforços em defesa da comunidade luso-americana”, disse o presidente da organização, Francisco Semião, à agência Lusa.
Richard Pombo, um agricultor do Vale Central da Califórnia, foi eleito para a Câmara dos Representantes pela primeira vez em 1992, com apenas 31 anos. Na altura, era o único congressista com origens portuguesas.
Pouco depois de ser eleito, fundou o Portuguese Caucus, grupo que ainda hoje defende os interesses de Portugal na Câmara dos Representantes. Esta iniciativa valeu-lhe a atribuição da Ordem do Infante Dom Henrique. “Sinto-me honrado por servir a NOPA e estou entusiasmado pela oportunidade que me dá de continuar a servir a comunidade luso-americana”, disse o congressista.
O republicano acredita que a “NOPA tem tanto a capacidade de responder a uma necessidade existente como a visão necessária para cumprir essa missão”.
Durante os seus mandatos, Richard Pombo ajudou a escrever uma convenção entre Portugal e os EUA que evita a dupla tributação e previne a evasão fiscal em termos de matéria de impostos sobre o rendimento. Foi também instrumental na entrada de Portugal no programa ‘Visa Waiver’, que ainda hoje permite aos cidadãos portugueses a entrada nos EUA sem a necessidade de visto. O luso-americano foi ainda o autor da resolução que decidiu a participação dos EUA na Expo 98, representou o país na tomada de posse do Presidente Jorge Sampaio e liderou várias visitas de oficiais norte-americanos ao país.
A NOPA é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2009, que procura fortalecer os laços entre os EUA e Portugal através da participação civil da comunidade luso-americana e da aposta na educação. Além da Lusitânia Consulting, uma consultora que auxilia empresas portuguesas a entrar no mercado dos EUA, a organização promove um programa de estágios para jovens e trabalha de perto com os representantes eleitos de origem portuguesa.
Antigo congressista Richard Pombo é diretor da Organização Nacional de Luso-Americanos
Data: