Dicas para poupar mais em 2015: Ano novo, gastos reduzidos…

Data:

2015 acabou de chegar, e lá diz o sábio ditado: «Ano novo, vida nova». Entre os projetos a iniciar e as mudanças a concretizar, estão certamente os planos para poupar mais. As dificuldades financeiras que se fizeram sentir nos últimos anos levaram a maioria dos consumidores a reorganizar-se financeiramente. E a verdade é que há, realmente, muitas formas de poupar, como as que enumeramos nesta página…

Registar os gastos
A melhor forma de controlar os seus gastos é saber, com a maior exatidão possível, onde gasta o seu dinheiro todos os meses. Existem várias opções: criar um orçamento familiar mensal ou manter mantenha uma folha de cálculo com todas as suas despesas são duas delas.

Lista de despesas extra
Faça uma previsão das despesas extraordinárias que tem todos os anos: prendas, reparações, manutenções de carros, compras de grande valor, férias…

Abrir uma conta-poupança
A tradicional conta-poupança é um bom instrumento para o ajudar a poupar: abra uma e transfira ou programe transferências automáticas mensais da conta à ordem para contas-poupança. Com menos dinheiro disponível à ordem, vai gerir com mais cuidado as suas despesas.

Compras de alto valor: aguarde…
Se for comprar algo de valor mais elevado – 50, 100 euros – experimente esperar uns dois dias para “amadurecer” a ideia. Depois de ter passado o período de espera, pode chegar à conclusão que a compra, afinal, não se justifica.

Atenção às compras nos hipermercados
Nos supermercados e hipermercados há sempre boas promoções que devem ser aproveitadas, mas aqueles são espaços que “convidam” a gastar mais. Para evitar gastos extra, elabore previamente uma lista apenas com as coisas que vai consumir. Lembre-se ainda de comparar os preços dos produtos de marcas diferentes, por quilo ou litro, em vez de o fazer por embalagem.

Menos cartões
Pague em dinheiro, deixe o cartão multibanco em casa, sempre que possível. Há despesas deem ser pagas em dinheiro como combustível, alimentação e despesas manutenção do lar por exemplo. Basta para isso que no início de cada mês levante o valor total que vai necessitar para essas despesas, de acordo com o que estipulou em orçamento. Uma decisão que ajuda a cumprir o ‘plafond’ definido.

Optar por marcas brancas
Opte sempre que possível, por comprar produtos de marca branca – estes são muitas vezes feitos pelos mesmos fabricantes dos produtos de marca, o que significa que a sua qualidade não será muito diferente destes últimos. Além disso, se toma medicamentos de forma regular, discuta com o seu médico a possibilidade de passar para medicamentos genéricos.

Menos refeições fora de casa
Se for permitido na sua empresa, experimente levar o seu almoço para o trabalho em vez de ir almoçar fora. Se optar por preparar as suas refeições em casa, verá que, no final do mês, as despesas com alimentação reduzem sensivelmente. Por exemplo: almoço 6€ x 22 dias = 132€ por mês.

Comprar artigos em segunda mão
Carros, livros, mobília, roupa… Há uma infinidade de artigos em segunda mão que podem ser comprados por uma fração do preço original. E lembre-se que pode aumentar a sua renda com a venda dos seus produtos usados (em bom estado) nos inúmeros  sites próprios que já existem…

Reduzir a fatura da eletricidade
É mais simples do que parece: compre lâmpadas economizadoras de energia, baixe o termostato, desligue o ar condicionado sempre que possível, não deixe as luzes ligadas desnecessariamente, desligue os eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos da ficha quando estes não estão em uso.

Reduzir o serviço de comunicações
Precisa realmente de uma linha fixa e de uma linha móvel? Se tem telemóvel, será que precisa subscrever o pacote para ter Internet no aparelho? O cancelamento de uma das linhas significa menos uma despesa no final do mês. E já agora: precisa realmente dos canais desportivos, canais infantis e canais de cinema? O valor a pagar ao fim do mês pode ser significativamente menor apenas com a redução de um destes serviços premium.

Pequenos cuidados em casa
No banho, enquanto estiver à espera que a água atinja a temperatura que deseja, aproveite a água fria que vai caindo na banheira. E feche a torneira enquanto estiver a lavar os dentes. Estes pequenos gestos permitem poupar uns bons litros de água por ano…

Menos carro, mais transportes públicos
É verdade que o carro traz um conforto e uma autonomia maiores, mas se planear as suas viagens e se fizer várias coisas apenas numa viagem, pode reduzir os gastos com combustível. E pense bem: precisa mesmo usar o carro todos os dias? E se utilizar os transportes públicos? E que tal uma caminhada até ao supermercado ou outros locais próximos de si?

Lazer gratuito
Esteja atento à programação cultural da sua cidade. Há já muitas atividades gratuitas e bastante interessantes à sua volta. Basta pesquisar.

‘Fugir’ aos amigos gastadores
Se alguns dos seus amigos têm capacidades financeiras acima das suas e hábitos gastadores mais elevados, não tenha receio de se ‘afastar’ dos programas que estes organizam. Se for honesto e falar-lhes sobre o seu desejo em poupar, descobrirá que os verdadeiros amigos não se sentirão incomodados em escolher atividades mais acessíveis para todos.

Férias nas épocas baixas
As férias são sempre aguardadas, mas caso seja possível, faça-as nas épocas baixas. No Algarve, por exemplo, os preços dos apartamentos em maio, junho e setembro são muito mais baixos do que os praticados em julho e principalmente em agosto.

Fundo de emergência
Se não conseguir todos os meses, pelo menos sempre que possível, coloque de parte algum dinheiro para constituir um ‘fundo de emergência’: é uma poupança sempre acessível para socorrer a família quando for preciso colmatar uma despesa que surge de surpresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.