«O Rapaz dos Pássaros», um graffiti pintado pelo português Sérgio Odeith, foi eleito um dos 24 melhores murais do mundo em 2014. O trabalho de Odeith (www.odeith.com/) foi criado no âmbito do projeto «Arte em Toda a Parte». Inaugurado em março de 2014, o graffiti «Rapaz dos Pássaro decora o exterior do Auditório José Afonso, em Setúbal, e foi recentemente eleito pelo movimento internacional ‘I Support Street Art’ (Eu apoio a arte e rua) como um dos 24 melhores murais do mundo, concretizados no ano passado.
A pintura mural é a reprodução de uma fotografia da autoria de Américo Ribeiro captada nos anos 30, que mostra Vicente Inácio Martins – hoje com mais de 90 anos e que esteve presente na inauguração – que na altura vendia pássaros, descalço pelas ruas de Setúbal. O mural, que pode ser visto a várias centenas de metros de distância, é quase todo a preto e branco, com exceção das árvores coloridas. Um comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Setúbal na altura da inauguração, explicava que a pintura é uma reprodução “com apontamentos de interpretação artística de uma fotografia com sensivelmente oitenta anos”.
Segundo Sérgio Odeith, autor da obra, o trabalho, “que mistura pintura com rolo e de graffiti”, demorou nove dias a ficar concluído. Da coleção de murais reunida pelo ‘I Support Street Art’ (www.isupportstreetart.com) fazem parte trabalhos espalhados um pouco por todo o mundo.
Graffiti português entre os melhores do mundo
Data: