Livro sobre Cristiano Ronaldo lançado em Portugal cinco dias antes da Bola de Ouro

Data:

O livro “Cristiano Ronaldo – Orgulho, Glória e Preconceitos” é lançado quarta-feira em Portugal, quase oito meses depois de ter sido publicado em França e a cinco dias da atribuição da Bola de Ouro 2014.

A obra é da autoria dos jornalistas desportivos Antoine Grynbaum e Marco Martins, tendo sido publicada a 15 de maio em França, onde foram vendidos mais de quatro mil exemplares.

“Passaram vários meses até este trabalho ser traduzido. Esperámos pacientemente e um dos nossos objetivos foi alcançado porque é muito importante ser traduzido e distribuído em Portugal, o país de Cristiano Ronaldo, além de ser o meu”, disse à agência Lusa Marco Martins, que chegou a França aos quatro anos.

Os jornalistas quiseram “dar uma outra imagem de Cristiano Ronaldo ao público francês”, porque, continuou Marco Martins, “como disse o próprio Sepp Blatter, Lionel Messi era visto como o bonzinho e Cristiano Ronaldo como o mauzinho, como alguém que é pretensioso, que pensa mais no dinheiro e na sua imagem do que propriamente em ser simpático com o público”.

O livro tenta dar “outra imagem” do capitão da seleção portuguesa dentro e fora das quatro linhas, através de entrevistas a jogadores da “equipa das quinas”, como Miguel Veloso, Hugo Almeida, Anthony Lopes e outros que jogaram com ele (como o francês David Bellion, no Manchester United) e contra ele (como o antigo internacional francês, e campeão do mundo e da Europa de origem portuguesa, Robert Pirès).

“Ao longo das nossas entrevistas, soubemos que ele é alguém muito próximo, muito simpático, que gosta de rir com os colegas de equipa – em particular com os da seleção – que está disposto a quase tudo pela seleção: jogar lesionado e até jogar no dia em que soube que o pai morreu”, acrescentou Marco Martins.

Em torno do percurso profissional de Cristiano Ronaldo, os autores descrevem o relacionamento com os treinadores desde “técnicos mais paternalistas, como o ‘Sir’ Alex Ferguson, Bölöni, até Carlos Queiroz e às relações mais tensas que teve com José Mourinho no Real Madrid”.

Outro aspeto retratado é “a rivalidade com Lionel Messi, o argentino do FC Barcelona”, de quem o jogador “detesta ouvir o nome”, sendo “quase uma palavra proibida no seio dos próximos de Cristiano Ronaldo”, sublinhou Marco Martins.

O jornalista da Rádio França Internacional e da Rádio Alfa, em Paris, entregou um exemplar às mãos do craque do Real Madrid um dia depois do jogo amigável com a seleção francesa no Stade de France, a 11 de outubro.

“Na conferência de imprensa que ele realizou em Enghien-les-Bains, tive a oportunidade rápida de lhe dar o livro e de lhe dizer: “Pronto, foi o livro que escrevi, saiu em França”. Entreguei-lhe o livro. Ele só me fez um sorriso: “Estou muito contente por ter um livro a sair aqui. Obrigado”, relembrou o autor de 29 anos.

O livro “Cristiano Ronaldo – Orgulho, Glória e Preconceitos” é editado pela Planeta. O craque português é novamente candidato à Bola de Ouro, prémio com que já foi distinguido duas vezes e que vai ser atribuído a 12 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.