O Benfica confirmou o estatuto de líder da I Liga de futebol, ao vencer o Penafiel por 3-0, num final da 15.ª jornada marcado pela subida do Vitória de Guimarães ao terceiro lugar da classificação.
Depois de o FC Porto ter vencido o seu encontro no sábado, cabia aos ‘encarnados’ reporem as diferenças no topo da I Liga e a equipa de Jorge Jesus não falhou a sua missão, impondo-se por 3-0 diante de um Penafiel cada vez mais penúltimo, com apenas 11 pontos e dez derrotas em 15 jogos.
Os campeões nacionais e líderes isolados do campeonato encerraram a primeira ronda da competição de 2015 com uma vitória sentenciada com os golos dos brasileiros Talisca, aos 37 minutos, Jonas, aos 78, e Jardel, aos 88.
O líder nunca acusou a saída de Enzo Pérez, tido como um dos eixos centrais no motor das “águias”, para o Valência, com Talisca a revelar-se preponderante na estratégia do treinador ‘encarnado’.
O Benfica, que soma agora 40 pontos, é escoltado no pódio do campeonato nacional pelo FC Porto, que tem menos seis, e pelo Vitória de Guimarães, que hoje ultrapassou o Sporting na classificação, depois de golear o Nacional por 4-0, com um ‘hat-trick’ de André André.
Ricardo abriu a contagem para os homens da casa, aos 28 minutos, e André André prosseguiu, com golos, aos 32, na conversão de uma grande penalidade, aos 37 e aos 80.
A formação vimaranense soma agora 31 pontos, mais um do que o Sporting e mais três do que o Sporting de Braga que, no arranque da jornada, ocupava a terceira posição, enquanto o Nacional, que sofreu o terceiro desaire consecutivo na competição e ainda não venceu fora da Madeira, desceu ao 14.º posto, com 12 pontos.
Na metade inferior da tabela, o destaque vai para o afastamento da zona de despromoção de Boavista e Vitória de Setúbal, que venceram, respetivamente, Arouca, por 3-1, e Moreirense, por 2-1.
No Estádio do Bessa, no Porto, Zé Manuel inaugurou o marcador aos 44 minutos, mas Roberto empatou ao 10.º minuto da segunda parte, antes de o nigeriano Ucheba (70) e o cabo-verdiano Brito (90+3) darem o triunfo aos “axadrezados”.
Com este triunfo, o Boavista manteve o 12.º posto, com 16 pontos, mais quatro do que o Arouca, que é 15.º, e está um ponto acima da “linha de água”.
Já o Vitória de Setúbal deixou as posições de descida, graças ao golo do grego Pelkas, aos 87 minutos, um tento que consumou a primeira vitória dos setubalenses desde a 10.ª jornada e a subida ao 13.º lugar da classificação, com 14 pontos.
O Moreirense, que permanece no nono lugar, com 20 pontos, até começou a vencer, graças a um golo na própria baliza de Venâncio, aos 38 minutos, mas Marcelo, também com um autogolo, aos 51, empatou o encontro para a formação anfitriã, antes de Pelkas decidir.